Calendário spotting

Calendário Spotting

Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento ocorrido fora da época do fluxo menstrual. A mancha menstrual que ocorre no meio do período, 12 a 16 dias antes do início do ciclo, é normal.

Esse sangramento pode ser ocasionado por vários fatores conhecidos das mulheres, dentre os principais estão: o uso de anticoncepcional, stress e gravidez.

A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando a diminuição dos níveis de estrogênio.

A partir desse conceito, o portal Gineco desenvolveu o “Calendário Spotting”, especialmente para a mulher que deseja iniciar um novo contraceptivo oral e precisa acompanhar como está a adaptação do seu corpo durante esse período.

Baixe o calendário Gineco para o controle e acompanhamento da sua adaptação, clique aqui.

SINTOMAS

Durante os três ou quatro meses de adaptação ao anticoncepcional é possível notar alguns sintomas, que são normais. Conheça algumas das manifestações que podem aparecer com o uso de um novo anticoncepcional:

Spotting – É um efeito colateral que pode ocorrer em algumas mulheres quando fazem uso de anticoncepcional hormonal – pílulas. É um dos sintomas mais comuns durante o período de adaptação a um contraceptivo oral, mesmo com uso regular.

Sangramento em pequena quantidade – Se não vier acompanhado de outros sintomas, não requer a interrupção do uso do anticoncepcional. A continuidade fará seu organismo se adaptar ao contraceptivo, e a tomada diária, respeitando o mesmo horário, fará o sangramento cessar em pouco tempo.

Caso haja sangramento intenso ou acompanhado de sintomas como, por exemplo, cólica, o mais aconselhável é conversar com seu médico para verificar se há a necessidade de mudar de pílula ou trocar o método anticoncepcional, já que o mais frequente é que o spotting ocorra nos três primeiros ciclos da pílula e desapareça espontaneamente.

Fonte: Bayer