Métodos Contraceptivos - Abstinência Sexual

Abstinência Sexual

Abstinência Sexual é a ausência do ato sexual, podendo ser periódica ou não. A ausência de relação sexual engloba o não contato entre a região genital e íntima de duas pessoas. Esse controle é conhecido por método anticoncepcional natural, pois não faz o uso de nenhum procedimento cirúrgico, artificial ou de medicamentos.

A adoção da abstinência periódica é associada ao uso da tabelinha, no qual a mulher evita a relação sexual durante o seu período mais fértil. Entretanto, esse é um método inseguro de prevenir a gravidez indesejada. A tabelinha serve apenas para mulheres que desejam ter filhos identificarem os dias mais propícios para a concepção. Isso porque diversos fatores podem alterar o ciclo reprodutivo da mulher, e a gravidez é uma possibilidade em qualquer relação sexual desprotegida.

Já a abstinência total, quando praticada constantemente, é 100% segura. Essa é uma maneira interessante que muitos casais usam para se conhecer melhor. Pode ser entendido como a corte, ou ritual de acasalamento. Se você não se sente confortável com a ideia de ter uma relação sexual com penetração, diga isso claramente ao seu companheiro ou companheira. Existem formas prazerosas de sexo sem penetração, e é interessante que elas aconteçam até para que haja um desenvolvimento sexual do casal.

O sexo é parte importante das relações humanas e geralmente o interesse por ele se intensifica na adolescência. A decisão de iniciar uma vida sexual completa, entretanto, necessita de cuidados importantes tanto para o homem quanto para a mulher, já que a prática do sexo inseguro pode trazer doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada. Dessa forma, para uma vida sexual saudável, é preciso se informar sobre os métodos contraceptivos e de prevenção de doenças.

Fonte:
Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP