Contato sexual

Contato Sexual

Contato ou relação sexual é qualquer aproximação íntima que envolva os órgãos sexuais das pessoas, ou seja: entre pênis, vulva (parte externa do órgão sexual feminino), boca e ânus.

Dessa forma, ao contrário do que muitas pessoas pensam, diversas práticas que não necessariamente envolvem a penetração vaginal são consideradas relação sexual. Exemplos: pênis-boca, pênis-vulva, pênis-ânus, vulva-vulva, entre outras possibilidades.

Por outro lado, há o sexo não penetrativo, que consiste na estimulação sexual, geralmente com as mãos, sem envolver o contato entre esses órgãos, de forma que as pessoas não trocam fluidos corporais. Comumente, esse tipo de sexo também é conhecido como preliminares.

Do ponto de vista da saúde, é importante diferenciar a relação ou contato sexual, por um lado, do sexo não penetrativo, por outro. Isto porque esta última modalidade é considerada uma atividade sexual segura contra a transmissão de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), e também contra a gravidez. Já no caso da relação sexual, devido à troca de líquidos entre os parceiros, caso seja feita sem proteção, propicia a transmissão de DSTs e a gravidez.

Assim, qualquer contato sexual desprotegido pode favorecer a contaminação por AIDS, HPV, candidíase, entre outras enfermidades. Para garantir uma vida sexual saudável em qualquer relação é necessário o uso da camisinha, masculina ou feminina. Essa é a única maneira de prevenir as DSTs.

A gravidez poderá ocorrer caso haja contato entre o pênis e a vagina, vulva ou região próxima. Para evitar uma gravidez indesejada, é recomendado o uso da camisinha, que deve ser colocada antes de qualquer secreção. É preciso lembrar que o líquido liberado pelo pênis antes da ejaculação pode conter espermatozoides. Dessa forma, apenas o uso correto da camisinha (desde o início da relação) previne totalmente a gravidez. Para evitar uma concepção indesejada, também existem diversos outros métodos contraceptivos, a serem combinados com o uso correto da camisinha para uma proteção completa.

Fonte:Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM 17.178 – SP