A CONCENTRAÇÃO DE HORMÔNIOS NOS CONTRACEPTIVOS

Muito se discute sobre os benefícios/riscos do uso de hormônios para contracepção.

Por um lado, apesar de poderem ocorrer efeitos colaterais por causa dos hormônios, esses são na maior parte das vezes efeitos leves e passageiros; de outro lado, muitos benefícios podem ocorrer por conta do seu uso como: controle do ciclo menstrual, melhora da acne e redução da oleosidade da pele, alívio das cólicas menstruais, redução de cistos ovarianos, alta proteção contra gravidez, melhora de sintomas da endometriose, redução dos sintomas de TPM, reduz a prevalência de doenças benignas da mama e proteção contra câncer de útero, ovário e intestino entre outros.

Mas nem todos os produtos são iguais em sua ação e nas doses e nem todo mundo responderá da mesma forma. doses mais baixas de hormônios tendem a causar menos efeitos indesejados mantendo alguns dos benefícios.

Confira abaixo uma comparação entre as doses hormonais absorvidas entre os diversos métodos:

Contracepção
A concentração de hormônios nos contraceptivos

Ref:
Schindler AE. Non-Contraceptive Benefits of Oral Hormonal Contraceptives. Int J Endocrinol Metab. 2013;11(1):41-7.
Bednarek PH, Jensen JT. Safety, efficacy and patient acceptability of the contraceptive and non-contraceptive uses of the LNG-IUS. Int J Womens Health. 2009:1 45–58.

Quais são os efeitos colaterais comuns do DIU Hormonal?

Os tratamentos médicos e suas possíveis reações adversas podem afetar cada paciente de forma diferente. Abaixo, alguns dos efeitos colaterais que podem estar associados ao DIU Hormonal, embora nem todas as pacientes os apresentem:

• Mudanças no sangramento menstrual, tais como manchas, sangramento leve, sangramento irregular e interrupção do sangramento;
  • Dor pélvica ou abdominal;
  • Desenvolvimento de cistos nos ovários que, em geral, são resolvidos sem tratamento;
  • Dores de cabeça;
  • Mastalgia;
  • Mudanças na pele (acne).

A maior parte destes efeitos colaterais é observada apenas temporariamente nos primeiros 3 a 6 meses após a colocação do DIU Hormonal.

Consulte sempre seu médico caso apresente algum sintoma que acredite ser relacionado à medicação.

O PROCEDIMENTO PARA INSERÇÃO OU RETIRADA DO DIU Hormonal É DOLOROSO?

Em geral, o procedimento de inserção do DIU Hormonal é muito bem tolerado e dura poucos minutos, e o de remoção é ainda mais simples e rápido. No ato da inserção pode ocorrer leve sensação de desconforto pélvico, tipo cólica menstrual. Logo após a inserção, também podem ocorrer algumas cólicas, em virtude da adaptação do útero com o DIU Hormonal. Em condições normais estas dores tendem a desaparecer em pouco tempo. Em relação à remoção, a sensação de desconforto leve pode ocorrer nas primeiras horas. Em todas estas situações e, somente se o médico julgar apropriado, medicamentos analgésicos podem ser indicados. O uso de técnicas de colocação corretas e esterilizadas ajudam a prevenir complicações.

QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA O MÉDICO COLOCAR O DIU Hormonal?

Em mulheres em idade reprodutiva, é recomendável que o DIU Hormonal seja inserido na cavidade uterina no período de até 7 dias após o início da menstruação, pois a inserção nesta fase será mais fácil.

Em se tratando de mulheres que já são usuárias deste método e desejam substituí-Io por um novo, este pode ser introduzido imediatamente após a retirada do anterior. No período pós-parto é recomendável que seja inserido a partir da 6ª semana após o nascimento do bebê. Nos casos de aborto que não tenha qualquer suspeita de infecção, o DIU Hormonal poderá ser inserido logo que o médico julgar pertinente.

Qual é a eficácia do DIU Hormonal?

A eficácia do DIU Hormonal é comparável, na maioria dos casos, à esterilização feminina (laqueadura) e aos mais eficazes dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre ou contraceptivos orais (pílulas) atuais.

No tratamento de sangramento menstrual excessivo, o DIU Hormonal promove uma forte redução de sangramento após três meses de uso. Algumas usuárias não apresentam qualquer sangramento.

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo