A CONCENTRAÇÃO DE HORMÔNIOS NOS CONTRACEPTIVOS
Muito se discute sobre os benefícios/riscos do uso de hormônios para contracepção.
Por um lado, apesar de poderem ocorrer efeitos colaterais por causa dos hormônios, esses são na maior parte das vezes efeitos leves e passageiros; de outro lado, muitos benefícios podem ocorrer por conta do seu uso como: controle do ciclo menstrual, melhora da acne e redução da oleosidade da pele, alívio das cólicas menstruais, redução de cistos ovarianos, alta proteção contra gravidez, melhora de sintomas da endometriose, redução dos sintomas de TPM, reduz a prevalência de doenças benignas da mama e proteção contra câncer de útero, ovário e intestino entre outros.
Mas nem todos os produtos são iguais em sua ação e nas doses e nem todo mundo responderá da mesma forma. doses mais baixas de hormônios tendem a causar menos efeitos indesejados mantendo alguns dos benefícios.
Confira abaixo uma comparação entre as doses hormonais absorvidas entre os diversos métodos:


Ref:
Schindler AE. Non-Contraceptive Benefits of Oral Hormonal Contraceptives. Int J Endocrinol Metab. 2013;11(1):41-7.
Bednarek PH, Jensen JT. Safety, efficacy and patient acceptability of the contraceptive and non-contraceptive uses of the LNG-IUS. Int J Womens Health. 2009:1 45–58.
VÍDEOS
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.