importancia-vitaminas

A importância das vitaminas na alimentação

As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a saúde do corpo humano. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes. Podem ser encontradas em pequenas quantidades em alimentos de origem natural e em forma industrializada, como em comprimidos polivitamínicos.

A ingestão adequada de vitaminas traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, tornando nosso corpo mais resistente a vírus e bactérias e nos deixando mais belas, com pele, cabelos e unhas mais resistentes e saudáveis.

Para entender o papel e encontrar cada vitamina, preparamos um guia para auxiliá-la em sua dieta, que deve ser sempre equilibrada e rica em nutrientes. Veja a seguir:

Vitamina A (betacaroteno): fundamental para a saúde da pele, da visão, do sistema imunológico e proteção contra doenças degenerativas. Pode ser encontrada em leite, queijos, manteiga, gema do ovo, peixes gordurosos e em frutas e vegetais amarelos.

Vitamina C (ácido ascórbico): atua na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dentes, gengivas e ossos, além de possuir propriedades antioxidantes que protegem o coração e de doenças como o câncer. Pode ser encontrada em frutas cítricas, tomate, pimentão e verduras de folhas verdes escuras.

Vitamina E (tocoferol): trata-se de um tipo de antioxidante que fortalece as células, protegendo-as da ação dos radicais livres. Sua principal fonte natural são os vegetais oleosos (milho e azeitonas), castanhas, sementes e abacate.

Vitaminas do Complexo B: mantém a saúde da pele, nervos, olhos, cabelos e fígado, pois atuam no metabolismo e são fundamentais para os músculos. É possível encontrá-las em grãos como aveia, centeio, arroz integral e verduras verdes escuras.

Ferro: mineral essencial para a formação das células vermelhas do sangue (hemoglobinas), fundamentais para a absorção de oxigênio no corpo. Pode ser encontrado em carne vermelha, grãos como feijão e frutos do mar.

Magnésio: mineral que age nas reações enzimáticas envolvidas no metabolismo para a absorção de nutrientes. Previne dores de cabeça e musculares. Está presente no abacate, beterraba, arroz integral e sementes.

Cálcio: constituinte fundamental dos ossos que também atua como neurotransmissor. Pode ser consumido por meio de leite, queijos, iogurte, peixes e verduras verdes escuras.

Agora que você sabe mais sobre o poder das vitaminas, que tal caprichar na alimentação?

Fonte:

CANDEIAS, Vanessa; MORAIS, Cecília. Vitaminas. Divisão de Promoção e Educação para a Saúde. Acesso em 12 de fevereiro de 2015.
GRANDE, Fernanda. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP): atualização e inclusão de dados de vitaminas. Acesso em 12 de fevereiro de 2015.

L.BR.03.2015.3105