importancia-sono

A importância do sono para a saúde

Todos nós sentimos a necessidade de descansar. Afinal, o corpo o humano,apesar de toda a sua complexidade, não é uma máquina e precisa repor suas energias pela alimentação e pelo sono. Mas, será que o sono só serve para nos fazer relaxar?

Sempre ouvimos que o ideal é dormir oito horas por dia e isso não é exagero. Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Porisso, o sono é tão importante para nossa saúde.

Benefícios de uma noite de sono

Obesidade: durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsávelpela sensação de saciedade. Pessoas com apneia do sono e insônia podem sentir mais vontade de comer pela carência dessa substância. Além disso, nosso corpo queima calorias durante as horas de sono, sendo que dormir menos de oito horas pode reduzir em até 55% esse consumo.

Diabetes: dormir mal aumenta a resistência do corpo à insulina, complicandoainda mais o controle da doença. De acordo com pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, 82% dos pacientes diabéticos que apresentam dificuldades para dormir e que tiveram seu sono monitorado apresentaram resistência à insulina.

Hipertensão: ocansaço provocado por diversas noites mal dormidas causaestresse e aumenta a pressão sanguínea, causando hipertensão no médio prazo. Segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, a hipertensão desencadeada por insônia afeta até mesmo os paciente sem predisposição à doença.

Memória: pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que
recebem durante o dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela
Universidade de Lubeck, na Alemanha, durante as horas de sono ocorre a
produção de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais
para o aprendizado e a memória.

Depressão: pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm mais chances de desenvolver depressão, é o que afirma o estudo realizado pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, que constatou
que quem dorme de seis a nove horas tem mais ânimo e qualidade de vida.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar, não tente mais lutar contra o cansaço. Caso sinta alguma dificuldade para adormecer, procure um médico, pois dormir bem é essencial
para a sua saúde.

Fonte:

MINHA VIDA. Insônia pode desencadear problemas cardíacos graves. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12642-insonia-pode-desencadear-problemas-cardiacos-graves. Acesso em 04 de março de 2015.

L.BR.03.2015.3096