O DIA É DOS HOMENS, MAS OS PARABÉNS SÃO TODOS PARA AS MULHERES

No dia 15 de julho é comemorado o Dia Nacional do Homem. A data, comemorada desde 1992, foi instituída pela Ordem Nacional dos Escritores, e apesar de ainda não ser tão comentada quanto o Dia Internacional da Mulher, é extremamente importante e tem como objetivo incentivar os homens a cuidar da própria saúde, tarefa já realizada pelas mulheres, seja filha, irmã, mãe, esposa ou namorada.

 

De acordo com o estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer, realizado especialmente para comemorar a data, 51% dos 3500 homens entrevistados não costumam ir ao urologista ou cardiologista com a frequência recomendada, 83% não conhecem os sintomas da andropausa, e 59% não sabem qual a medida ideal da circunferência abdominal para evitar problemas de saúde, entre eles as doenças cardíacas. Além disso, 28% dos homens entrevistados têm mais medo de ficar impotentes do que de perder o emprego.

 

Para que esses números sejam revertidos, as mulheres devem incentivar ainda mais os homens a cuidar da própria saúde. Segundo o presidente da SBU, urologista Dr. Carlos Corradi, “90% dos pacientes vão ao consultório levados pela companheira. Dessa forma, elas têm papel preponderante na prevenção de doenças como câncer de próstata, afirma o especialista”.

O dia é dos homens, mas os parabéns são todos para as mulheres

 

Por isso, nessa data, além de mimar muito os homens que fazem parte da sua vida, não deixe de lembrá-los de que precisam ir ao médico regularmente, principalmente aqueles que já passaram dos 40 anos. Vale ressaltar que cuidar da saúde não diminui em nada a masculinidade do homem e ainda ajuda a preservar a tão valiosa virilidade. Mantenha esse diálogo com os homens da sua vida, pois problemas como a disfunção erétil podem ser resolvidos quando tratados desde o seu aparecimento e até mesmo prevenidos pelas consultas de rotina. As opções de tratamento são muitas e apenas o médico pode indicar o mais adequado para casa caso.

 

Fonte:
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer, 2014. SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA; Dia Nacional do Homem. Disponível em:http://www.sbu.org.br/?noticias&id=1353. Acesso em 02 de julho de 2014.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais as indicações para o uso do DIU Hormonal?

O DIU Hormonal pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), (menorragia sangramento menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento do útero) durante a terapia de reposição hormonal. 

Como o DIU hormonal funciona?

A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

A ação contraceptiva do DIU Hormonal ocorre através de 3 mecanismos:

  1. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), o que impede o espermatozoide de entrar no útero para fertilizar o óvulo;
  2. Afeta a movimentação do espermatozoide dentro do útero, evitando a fertilização;
  3. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez. 
O que é o DIU Hormonal? 

O DIU Hormonal é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T consiste em um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do DIU Hormonal. 

Qual é a eficácia do DIU Hormonal?

A eficácia do DIU Hormonal é comparável, na maioria dos casos, à esterilização feminina (laqueadura) e aos mais eficazes dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre ou contraceptivos orais (pílulas) atuais.

No tratamento de sangramento menstrual excessivo, o DIU Hormonal promove uma forte redução de sangramento após três meses de uso. Algumas usuárias não apresentam qualquer sangramento. 

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? - GINECO RESPONDE EP.07

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? - GINECO RESPONDE EP.07

YYMMDD Author/Uploaded by

Neste episódio a Dra Iara M. Linhares -- CRM 29034 fala sobre 4 motivos
importantes para fazer o tratamento...

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.