Saiba sobre vasectomia

Vasectomia

A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, só que ocorrerá sem a presença de espermatozoides.

Não é necessária a internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária definitiva e, por isso, o homem deve ter certeza de que nunca mais quer ter filhos. A possibilidade de reversão dessa cirurgia existe, porém não é fácil. Portanto, a vasectomia deve ser considerada como um método definitivo. Esse procedimento geralmente é realizado no consultório médico e o tempo gasto é inferior a uma hora.

Esse método contraceptivo é indicado para homens que já possuem filhos, acima dos 30 anos, visando um planejamento familiar com sua companheira. Também é uma solução alternativa para as mulheres que não podem tomar anticoncepcional ou possuem problemas de saúde.

Muitos homens confundem a esterilização com castração. Entretanto, castração é a remoção dos testículos, diferente do procedimento simples de impedir que os espermatozoides sigam para o pênis.

O homem não fica estéril imediatamente após a vasectomia, pois ainda há espermatozoides armazenados na parte superior do canal, nas vesículas seminais e nos dutos ejaculatórios. A produção dos espermatozoides continua, pois ocorre nos testículos.

São necessárias de dez a dezesseis ejaculações para que o esperma não contenha mais gametas. Caso haja contato sexual nesse período, recomenda-se o uso de outros métodos contraceptivos como a camisinha. E seu uso deve ser continuado até o médico confirmar que não há mais rastro de espermatozoides.

Não se esqueça: a vasectomia não torna impotente o homem, não há uma queda na libido e não há perda de sensibilidade no órgão genital durante o ato sexual.

Fontes:

Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP

McCarthy, Barry. Trad:Matarazoo, Maria Helena. O que você ainda não sabe sobre a sexualidade masculina. P67-73. 1981. 3ªEdição. Summus. São Paulo- SP.