DESMISTIFICANDO O ABSORVENTE INTERNO

Por falta de informação e medo, quando muitas meninas menstruam, deixam de realizar algumas atividades acreditando que o uso de absorvente interno pode tirar a virgindade. Esse mito, além de causar muita confusão, limita as opções de vestuário e lazer de muitas mulheres durante o período menstrual.

 

O absorvente interno é a opção higiênica mais discreta que surgiu para auxiliar as mulheres a conviver harmoniosamente com o período menstrual e que não oferece nenhum risco à virgindade. Os absorventes desse tipo têm de 1,0 a 1,9 cm de diâmetro; já o hímen de quem ainda não teve relações sexuais tem em média 1,5 e pode chegar até 2,5 cm de diâmetro de abertura no canal vaginal graças à sua elasticidade. por isso, os absorventes internos não são capazes de danificar a integridade do hímen, preservando assim a virgindade. Converse com seu ginecologista, tire suas dúvidas e aproveite a vida todos os dias do mês.

 

Fonte:
MUNDO MULHER; Absorvente Interno. Disponível em:
http://mundomulher.com.br/?pg=25&sec=4&sub=60&idtexto=4230&keys=Absorvente+Interno. Acesso em 15 de outubro de 2014.

Desmistificando o absorvente interno

PERGUNTAS FREQUENTES

Ouvi falar sobre contracepção com estrogênio natural. O que é? Quais são os benefícios?

Quando utilizamos a palavra “natural” queremos dizer “proveniente da natureza” ou “não sintetizado em laboratório”. Este estrogênio não existe. Há, sim, o chamado estrogênio bioidêntico, que tem a mesma estrutura molecular do estrogênio sintetizado pelo ovário da mulher: o estradiol. Estudos estão sendo realizados para verificar se há diminuição dos riscos de eventos tromboembólicos (trombose) em relação aos anticoncepcionais que utilizam o etinilestradiol (estrogênio com estrutura molecular diferente daquela produzida pela mulher, ou seja, não bioidêntico).

Meu sangramento menstrual é muito intenso. Há alguma forma de reduzir o sangramento sem deixar de menstruar?

Existem diversas formas de diminuir o fluxo menstrual sem que haja prejuízo para sua saúde. Converse com seu médico para que juntos possam escolher qual a melhor opção para você.

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

VER TUDO

VÍDEOS

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

YYMMDD Author/Uploaded by

A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.