Disfunções Sexuais Femininas – Anorgasmia

O orgasmo é uma sensação que, apesar de breve, é almejada durante a relação sexual. O tempo para inicio do orgasmo varia entre mulheres e homens e depende de diferentes fatores, entre os quais a estimulação apropriada antes da penetração. Quando não ocorre , é denominado anorgasmia e constitui uma disfunção sexual frequente nos consultórios ginecológicos. Quando a ausência de orgasmo se torna constante temos oque se chama de anorgasmia – distúrbio sexual feminino que mais gera queixas nos consultórios.

Na maioria dos casos a anorgasmia tem causas psicológicas, por traumas, tabus ou porque as expectativas da mulher não correspondem ao que de fato é orgasmo.Raramente essa disfunção pode ter causas anatômicas, como má-formações congênitas dos genitais. Também pode ser causado pelo uso de drogas ou álcool .

O tratamento deve ser feito em conjunto com ginecologista e psicólogo. É importante se houver um parceiro fixo, que seja investigado se ele sofre de ejaculação precoce, fator que pode influenciar na dificuldade da mulher atingir o orgasmo. Se você está passando por isso, converse com o seu médico. O sexo é uma atividade fundamental para a qualidade de vida.

Fonte:

ABC DA SAÚDE. Anorgasmia. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/sexologia/anorgasmia. Acesso em 06 de março de 2015.
ALVAREZ, Yaumara Frías; BELLO, Luis Antonio Farramola; RIVERO, Teresa Sandra Erice. Anorgasmia femenina como problema de salud. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/ibi/v30n3/ibi02311.pdf. Acesso em 06 de março de 2015.
EUSTAQUIA, Sônia. Dificuldades em atingir o orgasmo (Anorgasmia). Disponível em: L.BR.MKT.01.2016.4665
http://www.sexologasoniaeustaquia.com.br/tratamentos/dificuldades-em-atingir-o-orgasmo-anorgasmia/. Acesso em 06 de março de 2015.

L.BR.MKT.01.2016.4665