DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS – VAGINISMO
A relação sexual deve ser prazerosa para ambos os parceiros. A ocorrência de dor durante a relação sexual é denominada vaginismo, que se caracteriza por contração involuntária recorrente ou persistente dos músculos do períneo e da entrada da vagina, impossibilitando a penetração. No longo prazo, pode levar a quadros de ansiedade, baixa autoestima e depressão.
O vaginismo pode ser de três tipos:
- Primário: quando surge desde a primeira relação sexual;
- Secundário: quando surge depois de um período de relações normais;
- Terciário: é conhecido também como situacional, pois ocorre apenas em determinadas posições com determinados parceiros.
As causas desta disfunção sexual são complexas, e comumente estão relacionadas a aspectos psicossociais, tais como religião, educação repressora, traumas e falta de conhecimento do próprio corpo. O tratamento psicológico, na maioria dos casos, é multidisciplinar, envolvendo ginecologista, fisioterapeuta e psicólogo.

Fonte:
ALVEIRO, Mariana Chaves; DRUUSSO, Patrícia; URDIALES, Ana Paula. Efetividade de intervenções fisioterapêuticas para o vaginismo: uma revisão da literatura. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262427810_Effectiveness_of_physical_therapy_for_vaginismus_a_literature_review. Acesso em 06 de março de 2015.
VÍDEOS
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.