Disfunções Sexuais Femininas – Vaginismo

A relação sexual deve ser prazerosa para ambos os parceiros. A ocorrência de dor durante a relação sexual é denominada vaginismo, que se caracteriza por contração involuntária recorrente ou persistente dos músculos do períneo e da entrada da vagina, impossibilitando a penetração. No longo prazo, pode levar a quadros de ansiedade, baixa autoestima e depressão.

O vaginismo pode ser de três tipos:

  • Primário: quando surge desde a primeira relação sexual;
  • Secundário: quando surge depois de um período de relações normais;
  • Terciário: é conhecido também como situacional, pois ocorre apenas em determinadas posições com determinados parceiros.

As causas desta disfunção sexual são complexas, e comumente estão relacionadas a aspectos psicossociais , tais como religião, educaçãorepressora, traumas e falta de conhecimento do próprio corpo. O tratamento psicológico, na maioria dos casos, é multidisciplinar, envolvendoginecologista, fisioterapeuta e psicólogo.

Fonte:

ALVEIRO, Mariana Chaves; DRUUSSO, Patrícia; URDIALES, Ana Paula. Efetividade de intervenções fisioterapêuticas para o vaginismo: uma revisão da literatura. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12147. Acesso em 06 de março de 2015.

L.BR.MKT.01.2016.4665