ciclo_menstrual

Doenças autoimunes e ciclo menstrual

As doenças autoimunes são causadas por alterações imunológicas que fazem com que o corpo se torne intolerante a componentes do próprio organismo, podendo ser causadas por fatores externos como vírus e bactérias ou por substâncias presente originalmente no próprio corpo. Dentre elas existem doenças que além de seus sintomas característicos também alteram o ciclo menstrual, como o lúpus, doença mais comum em mulheres, que faz com que as células do sistema imunológico ataquem os tecidos, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. E também o hipotireoidismo, condição na qual a glândula da tireoide não produz a quantidade de hormônio suficiente.

No caso do lúpus, as paciente podem apresentar fluxo menstrual intenso, amenorreia (ausência de sangramento) ou oligomenorreia (escassez de sangramento) devido à instabilidade dos hormônios e uso excessivos de imunossupressores. O hipotireoidismo também provoca as mesmas alterações no ciclo menstrual devido à falta do hormônio da tireoide, que tem influência sob diversas funções do corpo, podendo até levar à infertilidade. Apesar dos problemas relacionados ao ciclo menstrual, com o tratamento adequado a paciente é capaz de levar uma vida normal. Consulte sempre um especialista!

Fonte:
NONATO, Dejan Rodrigues; BARBOSA, Vitalina Souza; RODRIGUES, Diogo Lima; AMARAL, Poliana Cordeiro; ASSIS, Mychelle Resende; SILVA, Nilzio Antonio. Alterações menstruais em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico sob uso de imunissupressores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n5/v50n5a04.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2014.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA; Hipertireoidismo e Hipotireoidismo. Disponível em:
http://www.endocrino.org.br/hipertireoidismo-e-hipotireoidismo/. Acesso em 16 de outubro de 2014.

L.BR.12.2014.2822