ESTOU CORRENDO ALGUM RISCO AO COLOCAR UM DIU DE COBRE OU UM DIU HORMONAL COM PROGESTERONA? VAI DOER A INSERÇÃO?

O DIU (Dispositivo intrauterino) é um dos métodos mais eficientes contra uma gravidez não planejada. Trata-se de um dispositivo no formato de “T” que é inserido pelo ginecologista no útero da mulher. Além da ação contraceptiva, o método não exige que a mulher tome medicação diariamente para ter sua função preservada, como as pílulas, e sua ação é de cinco anos no caso do DIU medicado com progesterona e de até dez anos no caso do DIU de cobre.

O DIU medicado com hormônio contém progesterona, um dos hormônios presentes nos anticoncepcionais mais modernos. Ele age liberando uma dose da substância no útero e sua atuação é local, por isso evita a circulação de hormônios na corrente sanguínea. Já o DIU de cobre ou não hormonal, não é medicado e age por meio das propriedades do cobre, material do qual é feito, impedindo a fertilização.

Muitas mulheres ficam receosas em adotar o DIU como método contraceptivo de longo prazo, mas trata-se de um dos métodos mais seguros disponíveis no mercado e que é indicado para grande parte das mulheres que querem evitar uma gestação inesperada. São muitos os mitos em torno do uso do DIU, como infertilidade, doença inflamatória pélvica e que seria um método abortivo, mas o dispositivo não provoca nenhum desses problemas.

Estou correndo algum risco ao colocar um DIU de cobre ou um DIU medicado com progesterona? Vai doer a inserção?

O dispositivo não afeta em nada a fertilidade. A mulher que utiliza o DIU e decide engravidar precisa apenas procurar seu ginecologista para que ele retire o dispositivo. Assim, após o próximo ciclo menstrual, aproximadamente 30 dias, a mulher já estará com o corpo pronto para iniciar uma gravidez. A doença inflamatória pélvica não tem nenhuma relação com o DIU, ela é causada por bactérias que podem ser transmitidas, principalmente, por via sexual. E, para quebrar o maior mito de todos, o DIU não é um agente abortivo, sua versão de cobre libera íons de metal que instabilizam os espermatozoides, fazendo com que estes não consigam fecundar o óvulo, já o DIU medicado com progesterona age por meio da liberação do hormônio no útero, que também impede a ação dos espermatozoides. Outro medo que muitas mulheres têm é da possível dor na hora de colocar o DIU. Pesquisas apontam que menos de 20% das mulheres que adotaram o DIU como método contraceptivo sentiram desconforto no momento de sua colocação. Na maioria dos casos as mulheres sentem algo semelhante à cólica menstrual tanto no momento da inserção, quanto na retirada do dispositivo intrauterino. Mas é claro que parte do conforto durante o procedimento depende também da experiência e cuidado do profissional de ginecologia, por isso não deixe de conversar com seu médico sobre DIU e o processo de inserção do dispositivo.

HATCHER, R. A., RINEHART, W., BLACKBURN, R., GELLER, J. S. e SHELTON, J. D.: Pontos Essenciais Da Tecnologia de Anticoncepção. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.
UNIFESP; Dispositivo Intrauterino DIU. Disponível em . Acesso em 29 de abril de 2014.

O procedimento para inserção ou retirada do DIU hormonal é doloroso?

Em geral, o procedimento de inserção do DIU hormonal é muito bem tolerado e dura poucos minutos, e o de remoção é ainda mais simples e rápido. No ato da inserção pode ocorrer leve sensação de desconforto pélvico, tipo cólica menstrual. Logo após a inserção, também podem ocorrer algumas cólicas, em virtude da adaptação do útero com o DIU hormonal. Em condições normais estas dores tendem a desaparecer em pouco tempo. Em relação à remoção, a sensação de desconforto leve pode ocorrer nas primeiras horas. Em todas estas situações e, somente se o médico julgar apropriado, medicamentos analgésicos podem ser indicados. O uso de técnicas de colocação corretas e esterilizadas ajudam a prevenir complicações.

Como o DIU hormonal funciona?

A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

A ação contraceptiva do DIU hormonal ocorre através de 3 mecanismos:

1. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), o que impede o espermatozoide de entrar no útero para fertilizar o óvulo;
  2. Afeta a movimentação do espermatozoide dentro do útero, evitando a fertilização;
  3. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez.
O que é o DIU hormonal?

O DIU hormonal é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T consiste em um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do DIU hormonal.

Onde posso saber mais sobre o DIU hormonal?

Para saber mais sobre o tratamento com o DIU hormonal, consulte seu médico. Ele poderá fornecer informações adicionais a você e a seu parceiro.

Você Conhece os Métodos de Contracepção de Longo Prazo?

Diu de Cobre, Diu Hormonal (SIU) e Implante contraceptivo. Saiba mais sobre os métodos contraceptivos de longo prazo.