GRÁVIDA SIM E COM CABELOS LINDOS TAMBÉM

A gravidez é um período mágico e sensível na vida de toda mulher e exige cuidados especiais com a saúde. Entre as precauções estão evitar o uso de produtos químicos nesta fase, como tinturas de cabelo, produtos para alisamento e afins. Mas, nem por isso as futuras mamães precisam deixar a vaidade de lado e descuidar da aparência.

 

Principalmente nos três primeiros meses da gestação é imprescindível evitar o uso de qualquer tipo de química não só no cabelo, pois podem provocar irritação e até mesmo prejudicar o desenvolvimento do feto. As tinturas e químicas são nocivas por conter amônia que, em contato com o couro cabeludo, vão diretamente para a corrente sanguínea, podendo causar má formação do bebê e até mesmo o aborto. Cuidado também com os shampoos tonalizantes, pois estes também contém amônia.

 

A saída para permanecer linda, sem manchas no cabelo, é recorrer à técnica de luzes ou mexas com touca, mantendo a distância de 1 cm do couro cabeludo, evitando assim a absorção dos componentes químicos no organismo. Mas, antes de realizar qualquer procedimento estético, converse com o seu ginecologista para verificar se não há outros riscos à gestação.

 

Gineco – Cabelos na Gravidez

As mudanças hormonais típicas desse período também afetam a saúde dos fios, tornando-os ressecados ou oleosos, finos ou grossos, mais lisos ou encaracolados, apresentando variações fora do comum. Nesses casos, a futura mamãe deve estar atenta e trocar de shampoo e condicionador caso for necessário.

 

Mas não é preciso se desesperar. Após o parto, o organismo tende a se normalizar logo após o chamado eflúvio telógeno, período em que o cabelo começa a cair e se renovar. A queda de cabelo pós-parto deve se normalizar em poucos meses. caso contrário procure um dermatologista para avaliar a saúde dos fios.

 

Fonte:
MINHA VIDA. Passe a gravidez com os cabelos lindos. https://www.minhavida.com.br/familia/materias/4453-passe-a-gravidez-com-os-cabelos-lindos - acessado em 11.02.2021.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais as indicações para o uso do DIU hormonal?

O DIU hormonal pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), (menorragia sangramento menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento do útero) durante a terapia de reposição hormonal. 

Como o DIU hormonal funciona?

A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

A ação contraceptiva do DIU hormonal ocorre através de 3 mecanismos:

  1. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), o que impede o espermatozoide de entrar no útero para fertilizar o óvulo;
  2. Afeta a movimentação do espermatozoide dentro do útero, evitando a fertilização;
  3. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez. 
O que é o DIU hormonal? 

O DIU hormonal é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T consiste em um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do DIU hormonal. 

Tenho muita dor de cabeça e cólica durante a pausa da pílula. É normal? O que pode ser feito?

Isso pode ocorrer com algumas mulheres e o motivo parece ser uma resposta à diminuição abrupta do estrogênio durante o período da pausa da pílula. Esse “fenômeno” é incomum e ocorre em uma minoria de mulheres. Existem possibilidades de tratamento sem a necessidade de suspensão do uso das pílulas. Seu ginecologista é a pessoa mais indicada para propor o melhor tratamento para o seu caso. 

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.