GRAVIDEZ E EXERCÍCIOS: A MELHOR COMBINAÇÃO PARA A SAÚDE DA MÃE E DO BEBÊ

A gestação é um período muito especial da vida de uma mulher. Nesse momento ela deve cuidar muito bem da sua saúde e, consequentemente, do bebê que está por vir. Essa preocupação excessiva faz com que muitas vezes a futura mamãe evite, sem necessidade, algumas atividades que ao invés de oferecer riscos, proporcionam benefícios para ambos, como ocorre quando o assunto é atividade física na gravidez.

As atividades físicas são recomendadas para todas as gestantes que não tenham recebido a orientação de repouso pelo médico ou que não tenham problemas de saúde que impeçam a prática. Os esportes oferecem diversos benefícios como o controle do ganho de peso, prevenção da pressão alta, alívio do estresse e socialização.

Os exercícios indicados para gestantes são os mais leves, que não exigem força e, portanto, não oferecem riscos à gestação. Também é recomendado o uso de roupas leves, beber muita água e evitar se exercitar em altas temperaturas.

Gravidez e Exercícios: A melhor combinação para a saúde da mãe e do bebê

Exercícios mais indicados para gestantes

As melhores atividades físicas para gestantes são natação, hidroginástica e caminhada. Além de serem esportes que não sofrem tanto a ação da gravidade, e com isso não exigem muito esforço, trabalham com todo o corpo, melhorando as dores lombares, inchaço e controlando o peso. Converse com seu médico e avalie se há alguma restrição para a sua gestação.

LOPES, Marco Antonio Borges; ZUGAIB, Marcelo. Atividade Física na Gravidez e no Pós-parto. São Paulo –SP. Editora Roca – 2009.

Ouvi falar sobre contracepção com estrogênio natural. O que é? Quais são os benefícios?

Quando utilizamos a palavra “natural” queremos dizer “proveniente da natureza” ou “não sintetizado em laboratório”. Este estrogênio não existe. Há, sim, o chamado estrogênio bioidêntico, que tem a mesma estrutura molecular do estrogênio sintetizado pelo ovário da mulher: o estradiol. Estudos estão sendo realizados para verificar se há diminuição dos riscos de eventos tromboembólicos (trombose) em relação aos anticoncepcionais que utilizam o etinilestradiol (estrogênio com estrutura molecular diferente daquela produzida pela mulher, ou seja, não bioidêntico).

Meu sangramento menstrual é muito intenso. Há alguma forma de reduzir o sangramento sem deixar de menstruar?

Existem diversas formas de diminuir o fluxo menstrual sem que haja prejuízo para sua saúde. Converse com seu médico para que juntos possam escolher qual a melhor opção para você.

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo