GRAVIDEZ E EXERCÍCIOS: A MELHOR COMBINAÇÃO PARA A SAÚDE DA MÃE E DO BEBÊ
A gestação é um período muito especial da vida de uma mulher. Nesse momento ela deve cuidar muito bem da sua saúde e, consequentemente, do bebê que está por vir. Essa preocupação excessiva faz com que muitas vezes a futura mamãe evite, sem necessidade, algumas atividades que ao invés de oferecer riscos, proporcionam benefícios para ambos, como ocorre quando o assunto é atividade física na gravidez.
As atividades físicas são recomendadas para todas as gestantes que não tenham recebido a orientação de repouso pelo médico ou que não tenham problemas de saúde que impeçam a prática. Os esportes oferecem diversos benefícios como o controle do ganho de peso, prevenção da pressão alta, alívio do estresse e socialização.
Os exercícios indicados para gestantes são os mais leves, que não exigem força e, portanto, não oferecem riscos à gestação. Também é recomendado o uso de roupas leves, beber muita água e evitar se exercitar em altas temperaturas.

Exercícios mais indicados para gestantes
As melhores atividades físicas para gestantes são natação, hidroginástica e caminhada. Além de serem esportes que não sofrem tanto a ação da gravidade, e com isso não exigem muito esforço, trabalham com todo o corpo, melhorando as dores lombares, inchaço e controlando o peso. Converse com seu médico e avalie se há alguma restrição para a sua gestação.
Fonte:
LOPES, Marco Antonio Borges; ZUGAIB, Marcelo. Atividade Física na Gravidez e no Pós-parto. São Paulo –SP. Editora Roca – 2009.
VÍDEOS
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.