brasileiras-endometriose

Mais da metade das brasileiras desconhece a doença que pode causar infertilidade

A endometriose é uma doença que afeta 176 milhões de mulheres no mundo todo, sendo que seis milhões dessas são brasileiras. Mesmo com esse número alarmante, segundo pesquisa realizada em 2014 pela Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) com o apoio da farmacêutica Bayer, 53% das 10 mil brasileiras entrevistadas desconhecem a doença.

Foram entrevistadas mulheres de 10 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. E quando observamos os dados separadamente, de acordo com a região, os números assustam ainda mais. Pois, em Manaus 82% das entrevistadas não sabem o que é endometriose e apenas 52% das mulheres de São Paulo já ouviram falar sobre a doença que pode até mesmo levar à infertilidade.

A enfermidade pode ocorrer a partir da primeira menstruação e afetar a mulher por toda a vida. A endometriose surge quando o tecido do endométrio se aloja fora do útero, como na cavidade abdominal e nos ovários. Os sintomas são cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais, alterações intestinais como diarreia, além de dificuldade para engravidar.

Os dados da pesquisa são alarmantes, pois 55% das entrevistadas disseram apresentar alguns dos sintomas quando tomaram conhecimento deles, sendo que 7% delas apresentam até cinco sintomas da endometriose. Esses dados revelam que a falta de conhecimento sobre o assunto dificulta a desconfiança da paciente de que algo está errado com seu corpo, atrasando assim o diagnóstico e o tratamento, o que aumenta as chances da endometriose causar infertilidade, muitas vezes de forma irreversível.

Além da falta de informações disponíveis para o público leigo, os poucos centros de atendimento especializados também dificultam o diagnóstico da endometriose. A SBE com o apoio da Bayer também conversou com 956 médicos de diversos estados brasileiros e os resultados também surpreenderam. A maioria dos médicos (78%) conhecem os sintomas da doença e 82% saberiam identificar a enfermidade, mas 67% acreditam que os centros de tratamento não são capazes de atender todas as pacientes, e a falta de tratamentos específicos e acesso a exames para o diagnóstico preciso da endometriose foi apontado como os maiores empecilhos para diagnosticar a doença a tempo de realizar o tratamento.

A endometriose ainda não tem cura, mas seu tratamento garante a qualidade de vida e a fertilidade da mulher.
Se você apresenta algum dos sintomas da endometriose procure agora mesmo o seu ginecologista.

PARANASHOP; Pesquisa revela que brasileiras não conhecem a endometriose. Disponível em: . Acesso em 11 de março de 2014.

L.BR.05.2014.1894