MATERNIDADE EM DOSE DUPLA

Desconfiar de que está grávida é uma situação que gera angústia e ansiedade antes de receber a confirmação, pois a maternidade é um momento de grande mudança na vida da mulher. Agora, imagine a sensação de não ter a certeza de que a gravidez é de um ou mais bebês.

Somente o exame de ultrassom pode comprovar a gestação dupla, mas o tempo para se obter essa confirmação pode variar de acordo com os meses de gestação e o posicionamento das crianças. Nos casos de trigêmeos esse tempo pode ser de três meses ou mais.

Não há como acabar com a ansiedade, mas para tornar o período de espera mais ameno, é possível observar alguns sinais que o corpo dá e quais as principais diferenças entre a gestação de uma ou mais crianças.

Os sintomas comuns de uma gestação são: aumento de peso, prisão de ventre, náuseas, vômitos, dores nas costas, dor nos seios, crescimento do útero e retenção de líquido. Porém, quando tudo isso ocorre de forma exagerada, em um curto intervalo de tempo, pode ser indícios de que gêmeos estão chegando.

Maternidade em dose dupla

Após a confirmação da gravidez de gêmeos, o pré-natal a ser realizado exigirá um acompanhamento mais próximo, por se tratar de uma gestação mais delicada, com maiores riscos de desenvolvimento de pressão alta, diabetes gestacional e trabalho de parto prematuro. Também é preciso que o médico esteja atento ao posicionamento dos bebês para que nada comprometa o desenvolvimento dentro do útero.

Quando a grande hora chegar, converse com o seu médico sobre a melhor opção de parto, que pode ser cesariana ou normal. Mesmo se tratando de gêmeos, há a possibilidade do parto natural, tudo dependerá da situação da mãe e dos bebês.

Martins WD, Barra DD, Mauad-Filho F. Gestação múltipla: aspectos clínicos. Femina. 2006:423-31.

Ouvi falar sobre contracepção com estrogênio natural. O que é? Quais são os benefícios?

Quando utilizamos a palavra “natural” queremos dizer “proveniente da natureza” ou “não sintetizado em laboratório”. Este estrogênio não existe. Há, sim, o chamado estrogênio bioidêntico, que tem a mesma estrutura molecular do estrogênio sintetizado pelo ovário da mulher: o estradiol. Estudos estão sendo realizados para verificar se há diminuição dos riscos de eventos tromboembólicos (trombose) em relação aos anticoncepcionais que utilizam o etinilestradiol (estrogênio com estrutura molecular diferente daquela produzida pela mulher, ou seja, não bioidêntico).

Meu sangramento menstrual é muito intenso. Há alguma forma de reduzir o sangramento sem deixar de menstruar?

Existem diversas formas de diminuir o fluxo menstrual sem que haja prejuízo para sua saúde. Converse com seu médico para que juntos possam escolher qual a melhor opção para você.

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!