MENSTRUAÇÃO IRREGULAR PODE ESCONDER PROBLEMAS DE SAÚDE
O ciclo menstrual normal tem em média 28 dias com sangramento de três a sete dias. Esse tempo pode variar naturalmente dois anos após a menarca (primeira menstruação), quando se entra na menopausa ou em caso de gravidez. Se não existir nenhuma dessas três situações, a irregularidade pode estar associada a alguma enfermidade.
As doenças associadas à alteração da menstruação podem estar relacionadas ao sistema reprodutor ou endócrino, como inflamações e variações hormonais. Se houver atraso ou redução do fluxo sanguíneo, pode ser síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou alterações na glândula suprarrenal. Se ocorrer sangramento em excesso, a causa pode ser hipertireoidismo, miomas ou cistos no útero ou ovários, feridas no colo do útero ou câncer relacionado ao aparelho reprodutor feminino. Até mesmo o estresse, comum na vida da mulher moderna, e a obesidade podem afetar o ciclo menstrual.
Se sua menstruação apresentar irregularidades por mais de três meses, com ciclos muito curtos ou muito longos e com variações bruscas no fluxo sanguíneo, procure um ginecologista o mais rápido possível. Investigar os motivos dessa variação é fundamental para iniciar um tratamento desde o início da doença, assim sua saúde e fertilidade ficarão seguras.

Fonte:
BARCELOS, Raquel Siqueira. Distúrbios menstruais em mulheres de 15-54 anos de idade na cidade de Pelotas, RS / Raquel Siqueira Barcelos; orientadora Iná da Silva Santos. – Pelotas : Universidade Federal de Pelotas, 2013.
VÍDEOS
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo
A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.