MENSTRUAÇÃO IRREGULAR PODE ESCONDER PROBLEMAS DE SAÚDE

O ciclo menstrual normal tem em média 28 dias com sangramento de três a sete dias. Esse tempo pode variar naturalmente dois anos após a menarca (primeira menstruação), quando se entra na menopausa ou em caso de gravidez. Se não existir nenhuma dessas três situações, a irregularidade pode estar associada a alguma enfermidade.

 

As doenças associadas à alteração da menstruação podem estar relacionadas ao sistema reprodutor ou endócrino, como inflamações e variações hormonais. Se houver atraso ou redução do fluxo sanguíneo, pode ser síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou alterações na glândula suprarrenal. Se ocorrer sangramento em excesso, a causa pode ser hipertireoidismo, miomas ou cistos no útero ou ovários, feridas no colo do útero ou câncer relacionado ao aparelho reprodutor feminino. Até mesmo o estresse, comum na vida da mulher moderna, e a obesidade podem afetar o ciclo menstrual.

 

Se sua menstruação apresentar irregularidades por mais de três meses, com ciclos muito curtos ou muito longos e com variações bruscas no fluxo sanguíneo, procure um ginecologista o mais rápido possível. Investigar os motivos dessa variação é fundamental para iniciar um tratamento desde o início da doença, assim sua saúde e fertilidade ficarão seguras.

 

Menstruação irregular pode esconder problemas de saúde

Fonte:

BARCELOS, Raquel Siqueira. Distúrbios menstruais em mulheres de 15-54 anos de idade na cidade de Pelotas, RS / Raquel Siqueira Barcelos; orientadora Iná da Silva Santos. – Pelotas : Universidade Federal de Pelotas, 2013.

PERGUNTAS FREQUENTES

Posso amamentar durante o uso do DIU hormonal?

Pode-se amamentar durante o uso do produto. A utilização de métodos contendo apenas progestogênio (como é o caso do DIU hormonal) não parece afetar a quantidade ou a qualidade do leite materno nem causar qualquer efeito deletério sobre o crescimento ou desenvolvimento do lactente…

Posso engravidar após interromper o uso do DIU hormonal?

Sim. Após a remoção, não há alteração da fertilidade existente antes da inserção, podendo ocorrer a gravidez já durante o primeiro ciclo menstrual após a remoção do DIU hormonal. 

Por quanto tempo posso usar o DIU hormonal?

O DIU hormonal possui ação contraceptiva por 5 anos, sendo que, após este período, o sistema deve ser retirado. Se desejar, um novo pode ser inserido imediatamente após a remoção do anterior. 

O que fazer caso queira engravidar ou remover o DIU hormonal por outra razão?

O DIU hormonal pode ser facilmente removido a qualquer momento pelo seu médico e geralmente esta remoção é um procedimento indolor. A fertilidade é recuperada após a remoção do DIU hormonal. Se não desejar engravidar, o DIU hormonal não deve ser removido após o 5º dia do ciclo menstrual, a menos que outro método contraceptivo seja iniciado pelo menos 5 dias antes da remoção. Quando a mulher não apresenta sangramento, recomenda-se o uso de método contraceptivo de barreira por 5 dias antes da remoção e até que sua menstruação retorne. Um novo DIU hormonal também pode ser inserido imediatamente após a remoção do anterior e, neste caso, não é necessária qualquer proteção adicional. O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do seu médico. 

VER TUDO

VÍDEOS

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

YYMMDD Author/Uploaded by

A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.