metodos-longo-prazo-materia

Métodos contraceptivos de Longo Prazo: Quais são os reais benefícios para as pacientes?

Uma das grandes conquistas femininas foi poder decidir quando engravidar. Com a descoberta e evolução dos contraceptivos, diversas opções são disponibilizadas no mercado todos os anos visando facilitar a vida das mulheres. Dentre todas as alternativas, os métodos de longo prazo podem apresentar benefícios.

Os anticoncepcionais de longo prazo são práticos, não há a necessidade de lembrar-se de tomar o medicamento todos os dias no mesmo horário, como a pílula convencional.

Ao esquecer-se de tomar a pílula anticoncepcional a sua eficácia é comprometida, aumentando as chances de uma gravidez não planejada. Como os métodos de longo prazo não necessitam dessa regularidade na sua ingestão, seu efeito contraceptivo não depende da participação da mulher.

A eficácia desses métodos é realmente de longo prazo. Um das opções mais eficientes dentre as existentes é o DIU medicado com progesterona (também conhecido popularmente como SIU – Sistema Intrauterino ou DIU hormonal). O DIU é um dispositivo intrauterino em forma de “T” que é inserido pelo ginecologista no útero da paciente.

O DIU de cobre, evita a fecundação sem a liberação de hormônios, apenas pela ação do cobre. No caso do DIU medicado com progesterona (ou SIU), ele age por cinco anos, liberando diariamente uma quantidade baixa de progesterona, um hormônio presente nas pílulas, que com sua forte atuação local no útero impedirá uma gravidez indesejada.

Por ter atuação local, o DIU com hormônio pode ser usado por mulheres que ainda estão amamentando, pois a progesterona não circula na corrente sanguínea e assim não afeta em nada a amamentação e saúde da mãe e do bebê.

Como se todos esses benefícios já não fossem suficientes, o DIU medicado com hormônio, também reduz as cólicas menstruais e até mesmo o sangramento, facilitando ainda mais a rotina da mulher moderna, que estuda, trabalha, cuida da casa e quer ter total controle sobre o seu corpo.

Outra opção de método contraceptivo de longo prazo são os implantes, pequenos bastões contendo hormônio, colocados sob a pele do braço, que liberam essa substância por um período de três a cinco anos. Por não dependerem da administração da usuária, os implantes também possuem alta eficácia contraceptiva.

Fonte:

HATCHER, R. A., RINEHART, W., BLACKBURN, R., GELLER, J. S. e SHELTON, J. D.: Pontos Essenciais Da Tecnologia de Anticoncepção. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.
UNIFESP; Dispositivo Intrauterino DIU. Disponível em . Acesso em 29 de abril de 2014.

L.BR.05.2014.1983