O USO DE ANTICONCEPCIONAIS PODE REDUZIR O DESEJO SEXUAL?

Os contraceptivos orais oferecem inúmeros benefícios como o controle do ciclo menstrual, redução das cólicas e do fluxo de sangramento, além da redução dos problemas de pele, como acne. Porém, algumas mulheres apresentam reações nos três primeiros meses de uso da pílula, considerado como período de adaptação ao método, como retenção de líquido, náuseas e redução da libido.

 

Muitas vezes os anticoncepcionais podem melhorar o desejo sexual pelo fato de garantir uma eficácia contraceptiva. Porém, em alguns casos, por alterar a dinâmica da ovulação, pode afetar o desejo de mulheres mais sensíveis a alterações hormonais. O consumo desse tipo de medicamento não interfere na qualidade do sexo ou nos orgasmos, proporcionando uma vida sexualmente ativa.

 

Quando ocorre a queda do desejo sexual feminino momentaneamente, compreenderá apenas a fase de adaptação ao anticoncepcional. Caso ela perdure, converse com seu ginecologista sobre o assunto, pois somente ele poderá investigar se a alteração na libido é, de fato, causada pelo anticoncepcional e, sendo esse o caso, poderá mudar o tipo de pílula ou até mesmo o método contraceptivo por algum que não atue fortemente na corrente sanguínea.

O uso de anticoncepcionais pode reduzir o desejo sexual?

 

Fonte:
HATCHER, R.A.; RINEHART,W.; BLACKBURN, R.; GELLER, J. S.; e SHELTON, J. D.; Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Beltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais as indicações para o uso do DIU Hormonal?

O DIU Hormonal pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), (menorragia sangramento menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento do útero) durante a terapia de reposição hormonal. 

Como o DIU hormonal funciona?

A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

A ação contraceptiva do DIU Hormonal ocorre através de 3 mecanismos:

  1. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), o que impede o espermatozoide de entrar no útero para fertilizar o óvulo;
  2. Afeta a movimentação do espermatozoide dentro do útero, evitando a fertilização;
  3. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez. 
O que é o DIU Hormonal? 

O DIU Hormonal é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T consiste em um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do DIU Hormonal.

Tenho muita dor de cabeça e cólica durante a pausa da pílula. É normal? O que pode ser feito?

Isso pode ocorrer com algumas mulheres e o motivo parece ser uma resposta à diminuição abrupta do estrogênio durante o período da pausa da pílula. Esse “fenômeno” é incomum e ocorre em uma minoria de mulheres. Existem possibilidades de tratamento sem a necessidade de suspensão do uso das pílulas. Seu ginecologista é a pessoa mais indicada para propor o melhor tratamento para o seu caso. 

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? - GINECO RESPONDE EP.07

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? - GINECO RESPONDE EP.07

YYMMDD Author/Uploaded by

Neste episódio a Dra Iara M. Linhares -- CRM 29034 fala sobre 4 motivos
importantes para fazer o tratamento...

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.