grafico_gineco_banner

Pesquisa revela uso da internet como ferramenta de autodiagnostico

No início de 2014 realizamos aqui no Gineco.com.br uma enquete para conhecer mais sobre as usuárias e seus hábitos em relação a saúde. Cerca de 800 pessoas responderam de forma anônima e espontânea. Veja abaixo os gráficos e comentários sobre os resultados:
Perfil dos usuários que responderam à pesquisa:

Resultado da Enquete

Os perigos do autodiagnostico e da automedicação

O famoso ditado “de médico e louco todo mundo tem um pouco” exprime bem uma boa parcela da nossa população. Com a difusão do conhecimento através da internet ficou mais fácil para as pessoas saberem mais sobre o que as aflige.
Em nossa pesquisa realizada com homens e mulheres, em sua maioria entre os 18 e 35 anos, revelou que quando eles possuem algum sintoma que os incomoda ou desconforto relacionado à saúde, 38% deles costumam consultar a internet, 15% perguntam para amigos ou parentes, 5% procuram uma farmácia e apenas 33% procuram um médico, ou seja, 67% das pessoas não procuram um médico, que seria o recomendado nestes casos.

Resultado da Enquete

Entre as mulheres, 26% responderam que nunca haviam ido ao ginecologista e 34% consultavam o ginecologista menos de uma vez ao ano ou somente quando tinham algum desconforto ou sintoma.
A ida rotineira ao ginecologista leva ao rastreamento e prevenção de diversas doenças.

Resultado da Enquete

Não ir ao médico e se “consultar” na internet pode acarretar diversos problemas à saúde por atrasar o início do tratamento. Quanto antes se inicia um tratamento, seja ele qual for, maiores são as chances de cura.

O fato de buscar saber sobre sintomas na internet também pode causar pânico desnecessário, pois muitas vezes indica um diagnóstico mais grave e raro do que de fato é. Conversar com amigos e parentes sempre ajuda, mas lembre-se: cada caso é um caso e o que foi bom para uma pessoa pode não funcionar e até prejudicar outra, mesmo que sejam parentes.
É recomendável que as mulheres consultem um médico Ginecologista ao menos uma vez ao ano para um exame preventivo ou ao primeiro sinal de um sintoma ou desconforto mesmo que antes do retorno previsto.
Acesse a nossa agenda de visita médica (https://www.gineco.com.br/saude-feminina/exames-de-rotina/agenda-de-visita-medica/) para receber um lembrete da consulta anual preventiva.

Para fazer o download dos resultados da pesquisa, clique aqui.

Thaís Emy Ushikusa
Ginecologista e obstetra.

Dados da enquete realizada com usuários do site www.gineco.com.br entre Dez/13 e Fev/14

L.BR.04.2014.1800