PÍLULA TODO DIA: SEGURANÇA SEMPRE

A pílula foi um grande avanço e marco na independência feminina sobre seu corpo, permitindo que a mulher planeje uma gestação e controle a sua menstruação. Os contraceptivos orais oferecem diversos benefícios, mas para usufruir deles é preciso que as mulheres tomem um comprimido por dia, de acordo com as orientações do medicamento.

 

Esquecer-se de tomar a pílula é o erro mais cometido pelas pacientes que utilizam esse tipo de anticoncepcional. O período mais comum para o esquecimento costuma ser a primeira semana de uso, após a pausa normalmente realizada para que ocorra o sangramento mensal, já que após a semana da pausa a mulher precisa retomar o uso da pílula de forma regrada e isso pode ser atrapalhado pela rotina atribulada da mulher moderna.

 

O uso correto do contraceptivo oral é fundamental para o sucesso e alcance da eficácia total da ação do medicamento. São as doses hormonais diárias que agirão no organismo para impedir uma gestação não planejada.
O mesmo é válido para quando a mulher decide trocar de medicamento. É preciso seguir as instruções presentes na bula, para assim iniciar a cartela de um novo medicamento da forma correta.

Pílula todo dia: segurança sempre

 

É recomendado que ao decidir utilizar a pílula como método contraceptivo ou mudar o medicamento já utilizado a mulher marque uma consulta ginecológica. Apenas o médico poderá orientá-la e esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o uso do contraceptivo oral.

 

Fonte:
HATCHER, R. A., RINEHART, W., BLACKBURN, R., GALLER, J. S. e SHELTON.J. D.: “Anticoncepcionais orais combinados de baixa dosagem” e
“Anticoncepcionais orais apenas de progestênio” In:Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hoplins, Programa de Informação de População, 2001.

PERGUNTAS FREQUENTES

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

O que o anticoncepcional faz em nosso corpo para que não engravidemos? Qual a ação dele?

Veja esse vídeo que explica como a pílula funciona no corpo da mulher.

Gostaria de saber o que acontece se a pílula começa a ser tomada fora do período de menstruação.

Pode haver mudança no ciclo menstrual e não haverá proteção para evitar gravidez nesse mês.

Tenho 28 anos e atualmente estou tomando uma pílula anticoncepcional de forma contínua, para não menstruar. Gostaria de saber se existe alguma consequência ruim no fato de não menstruar, se interfere na hora de ter filhos ou se é prejudicial à minha saúde.

Em mulheres saudáveis, o uso contínuo de contraceptivos não demonstrou efeitos deletérios até o momento, inclusive não foi demonstrada redução da fertilidade, mas a avaliação individual de seu caso deve ser feita por seu médico.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? - GINECO RESPONDE EP.07

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? - GINECO RESPONDE EP.07

YYMMDD Author/Uploaded by

Neste episódio a Dra Iara M. Linhares -- CRM 29034 fala sobre 4 motivos
importantes para fazer o tratamento...

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.