pilula_todo_dia_materia

Pílula todo dia: segurança sempre

A pílula foi um grande avanço e marco na independência feminina sobre seu corpo, permitindo que a mulher planeje uma gestação e controle a sua menstruação. Os contraceptivos orais oferecem diversos benefícios, mas para usufruir deles é preciso que as mulheres tomem um comprimido por dia, de acordo com as orientações do medicamento.

Esquecer-se de tomar a pílula é o erro mais cometido pelas pacientes que utilizam esse tipo de anticoncepcional. O período mais comum para o esquecimento costuma ser a primeira semana de uso, após a pausa normalmente realizada para que ocorra o sangramento mensal, já que após a semana da pausa a mulher precisa retomar o uso da pílula de forma regrada e isso pode ser atrapalhado pela rotina atribulada da mulher moderna.

O uso correto do contraceptivo oral é fundamental para o sucesso e alcance da eficácia total da ação do medicamento. São as doses hormonais diárias que agirão no organismo para impedir uma gestação não planejada.
O mesmo é válido para quando a mulher decide trocar de medicamento. É preciso seguir as instruções presentes na bula, para assim iniciar a cartela de um novo medicamento da forma correta.

É recomendado que ao decidir utilizar a pílula como método contraceptivo ou mudar o medicamento já utilizado a mulher marque uma consulta ginecológica. Apenas o médico poderá orientá-la e esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o uso do contraceptivo oral.

Fonte:
HATCHER, R. A., RINEHART, W., BLACKBURN, R., GALLER, J. S. e SHELTON.J. D.: “Anticoncepcionais orais combinados de baixa dosagem” e
“Anticoncepcionais orais apenas de progestênio” In:Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Baltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hoplins, Programa de Informação de População, 2001.

L.BR.07.2014.2228