POR QUE A TPM INFLUENCIA DIRETO NA PELE?

Que mulher nunca ficou apavorada ao ver surgir uma espinha bem no dia de uma festa importante? Como se não bastasse estar com Tensão Pré-menstrual (TPM), os nervos estarem à flor da pele, ainda surge mais esse problema para complicar o seu dia, não é mesmo?

 

TPM e problemas de pele andam sempre de mãos dadas e os responsáveis por isso são os hormônios. As alterações hormonais típicas do período pré-menstrual provocam diversas mudanças no corpo feminino e entre elas estão a variação dos níveis de hidratação e oleosidade da pele, provocando a obstrução dos poros e o consequente surgimento das acnes.

 

Para controlar esse problema, é necessário manter a pele higienizada e hidratada com sabonetes e cremes específicos para amenizar a oleosidade. Ingerir muito líquido e manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, evitando doces, massas e frituras também auxiliará no controle às espinhas nesse período. Além das formas de controle naturais, os anticoncepcionais orais, as famosas pílulas, ajudam a controlar os indomáveis hormônios do ciclo menstrual de uma forma prática e segura.

 

Se o problema se tornar severo, com o aumento expressivo da acne, procure um dermatologista e/ ou um ginecologista, pois esses especialistas podem verificar o melhor tratamento para sua pele e indicar o melhor método de controle hormonal de acordo com seu organismo.

 

Por que a TPM influencia direto na pele?

Fonte:

DRÁUZIO; Aparecimento da acne está relacionada com alimentação e desregulação hormonal. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/aparecimento-da-acne-esta-relacionada-com-alimentacao-e-desregulacao-hormonal/. Acesso em 16 de outubro de 2014.

PERGUNTAS FREQUENTES

Ouvi falar sobre contracepção com estrogênio natural. O que é? Quais são os benefícios?

Quando utilizamos a palavra “natural” queremos dizer “proveniente da natureza” ou “não sintetizado em laboratório”. Este estrogênio não existe. Há, sim, o chamado estrogênio bioidêntico, que tem a mesma estrutura molecular do estrogênio sintetizado pelo ovário da mulher: o estradiol. Estudos estão sendo realizados para verificar se há diminuição dos riscos de eventos tromboembólicos (trombose) em relação aos anticoncepcionais que utilizam o etinilestradiol (estrogênio com estrutura molecular diferente daquela produzida pela mulher, ou seja, não bioidêntico).

Meu sangramento menstrual é muito intenso. Há alguma forma de reduzir o sangramento sem deixar de menstruar?

Existem diversas formas de diminuir o fluxo menstrual sem que haja prejuízo para sua saúde. Converse com seu médico para que juntos possam escolher qual a melhor opção para você.

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

VER TUDO

VÍDEOS

O QUE É ENDOMETRIOSE: PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O QUE É ENDOMETRIOSE: PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

YYMMDD Author/Uploaded by

Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna (revestimento interno) do útero e que é renovada mensalmente pela menstruação. Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis (peritôneo).

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.