QUERO ENGRAVIDAR, E AGORA?
Planejar a gestação é uma fase muito importante para vida dos casais que estão começando a construir a própria família. Mas o que muitas mulheres não sabem é que, para aumentar as chances de sucesso das tentativas de engravidar, conhecer bem o seu período fértil pode ser um grande trunfo. E o que para muitas é quase que intuitivo, pode confundir as mulheres que não entendem como funciona o seu ciclo menstrual. Por isso, preparamos uma explicação clara sobre o que é e como funciona esse período.
O que é o período fértil?
O período fértil é o momento do ciclo menstrual que a mulher ovula e com isso tem mais chances de engravidar. Ter relações sexuais nesse período aumenta a probabilidade de fecundação do óvulo expelido com espermatozoides presentes no esperma.
Como funciona o período fértil?
O período está diretamente relacionado ao ciclo menstrual. Em mulheres que menstruam regularmente ele começa no 14º dia antes da menstruação ocorrer. O trajeto do óvulo maduro saindo do ovário até chegar às trompas de falópio leva em média seis dias.

Como funciona o ciclo Menstrual e a Tabelinha?
Um ciclo menstrual regular de 28 dias começa no primeiro dia da menstruação. 14 dias após o primeiro dia de sangramento começa o processo da ovulação e também o período fértil. Em mulheres com ciclos irregulares o ideal é tentar calcular a média de duração de seus ciclos e com as datas em mão procurar orientação do seu ginecologista. Saber fazer o cálculo do período fértil é a base para a tabelinha, hoje alguns aplicativos de celulares podem ajudar a mulher a descobrir seu período fértil e aumentar as chances de uma gestação.
Quais são os sintomas do período fértil?
O corpo também dá alguns sinais de que a mulher está ovulando. Com as alterações hormonais próprias dessa época, a temperatura corporal se eleva e surge um corrimento espesso, transparente e sem cheiro.
Antes de começar a tentar a engravidar, procure seu ginecologista. algumas vezes exames podem ser solicitados a fim de tratar ou controlar doenças que possam interferir na gestação e vitaminas podem ser tomadas
Fonte:
HATCHER, R.A.; RINEHART,W.; BLACKBURN, R.; GELLER, J. S.; e SHELTON, J. D..; “Métodos comportamentais (incluindo abstinência periótica)”. Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Beltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.
VÍDEOS
QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?
QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?
Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.