QUERO ENGRAVIDAR, E AGORA?

Planejar a gestação é uma fase muito importante para vida dos casais que estão começando a construir a própria família. Mas o que muitas mulheres não sabem é que, para aumentar as chances de sucesso das tentativas de engravidar, conhecer bem o seu período fértil pode ser um grande trunfo. E o que para muitas é quase que intuitivo, pode confundir as mulheres que não entendem como funciona o seu ciclo menstrual. Por isso, preparamos uma explicação clara sobre o que é e como funciona esse período.

 

O que é o período fértil?

 

O período fértil é o momento do ciclo menstrual que a mulher ovula e com isso tem mais chances de engravidar. Ter relações sexuais nesse período aumenta a probabilidade de fecundação do óvulo expelido com espermatozoides presentes no esperma.

 

Como funciona o período fértil?

 

O período está diretamente relacionado ao ciclo menstrual. Em mulheres que menstruam regularmente ele começa no 14º dia antes da menstruação ocorrer. O trajeto do óvulo maduro saindo do ovário até chegar às trompas de falópio leva em média seis dias.

 

Quero engravidar, e agora?

Como funciona o ciclo Menstrual e a Tabelinha?

 

Um ciclo menstrual regular de 28 dias começa no primeiro dia da menstruação. 14 dias após o primeiro dia de sangramento começa o processo da ovulação e também o período fértil. Em mulheres com ciclos irregulares o ideal é tentar calcular a média de duração de seus ciclos e com as datas em mão procurar orientação do seu ginecologista. Saber fazer o cálculo do período fértil é a base para a tabelinha, hoje alguns aplicativos de celulares podem ajudar a mulher a descobrir seu período fértil e aumentar as chances de uma gestação.

 

Quais são os sintomas do período fértil?

 

O corpo também dá alguns sinais de que a mulher está ovulando. Com as alterações hormonais próprias dessa época, a temperatura corporal se eleva e surge um corrimento espesso, transparente e sem cheiro.

 

Antes de começar a tentar a engravidar, procure seu ginecologista. algumas vezes exames podem ser solicitados a fim de tratar ou controlar doenças que possam interferir na gestação e vitaminas podem ser tomadas

 

Fonte:

HATCHER, R.A.; RINEHART,W.; BLACKBURN, R.; GELLER, J. S.; e SHELTON, J. D..; “Métodos comportamentais (incluindo abstinência periótica)”. Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Beltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.

PERGUNTAS FREQUENTES

PAREI DE TOMAR ANTICONCEPCIONAL HÁ MAIS DE TRÊS MESES, TENTEI ENGRAVIDAR, MAS AINDA NÃO CONSEGUI. POR QUANTO TEMPO A PÍLULA AINDA VAI FAZER EFEITO?

Uma mulher tem 90% de chances de engravidar no primeiro ano de tentativa, ou seja, é normal independentemente do uso prévio de contraceptivos, levar até um ano para engravidar. Isso é variável.

Quero engravidar, mas tomei pílula anticoncepcional por muitos anos. Preciso de orientação médica?

A pílula anticoncepcional não afetará a taxa de gestação. Mesmo assim, é indicado que os casais procurem seus médicos ANTES de engravidar para fazer exames, iniciar o uso de ácido fólico e receber a orientação médica necessária para uma gravidez sadia.

Tenho uma filha de 15 anos e gostaria de ter outro filho. Estou tentando engravidar há 4 meses, não uso anticoncepcional, mas até agora não engravidei. Isso pode ser sinal de infertilidade?

Para que haja suspeita de infertilidade, deve haver pelo menos um ano de tentativa de engravidar. Isso significa ter relações sexuais frequentes, principalmente na janela fértil. Muitos casais acham que não podem engravidar após uma ou duas tentativas, e isso não é correto. O tempo mínimo de espera é um ano. Em mulheres acima de 35 anos é recomendável procurar um especialista em reprodução humana se não engravidarem em seis meses.

Gostaria de saber por quais motivos o óvulo não consegue se fixar na parede do útero, ocasionando aborto natural

Saiba mais sobre aborto.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.