SEXO FAZ BEM ATÉ PARA A SAÚDE

Quando o assunto é sexo não há dúvidas: todas as pessoas concordam que é bom, mas o que muitos não sabem é que além de ser prazerosa a relação sexual é saudável. O tão desejado orgasmo, por exemplo, libera substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como as endorfinas, que reduzem a sensibilidade à dor e melhoram o humor, entre diversos outros benefícios. Veja abaixo:

Cada vez mais bonita: De acordo com um estudo realizado pela Universidade Queens, no Reino Unido, fazer sexo pela manhã e atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e outros hormônios ligados à beleza da pele e cabelos. Além disso, a adrenalina causada pelo desejo sexual aumenta a circulação sanguínea, que deixa a pele mais viçosa e saudável.

Alívio da TPM e cólicas: Para algumas mulheres os hormônios liberados durante o orgasmo ajudam a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e os movimentos durante a relação estimulam e relaxam os órgãos reprodutores, reduzindo a intensidade das cólicas.

Sono dos anjos: Devidos aos neurotransmissores liberados durante a relação, a sensação de relaxamento é prolongada, proporcionando uma noite de sono tranquila.

Sexo faz bem até para a saúde

Fim das crises de enxaqueca: A liberação de endorfinas durante o orgasmo reduz a sensibilidade à dor, relaxam a musculatura e melhoram o humor, reduzindo assim a tensão e as dores de cabeça.

Torna a vida menos estressante: A ação do cortisol, principal hormônio do estresse, é reduzida com a ação do orgasmo, capaz de acalmar e relaxar.

Emagrece: Meia hora de sexo pode queimar até 85 calorias, segunda a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais.

Coração mais feliz e saudável: Segundo pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizada com 3 mil homens entre 45 e 59 anos, após 20 anos de prática sexual regular os riscos de infarto por morte súbita são significativamente menores do que em homens que não têm vida sexual ativa.

E não se esqueça: sexo é bom e faz bem para a saúde, mas desde que seja feito com segurança.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde reprodutiva. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad26.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2017.MINHA VIDA. OITO BENEFÍCIOS DO SEXO PARA A SAÚDE. http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/11730-oito-beneficios-do-sexo-para-a-saude. Acesso em 13 de janeiro de 2017.BOLSA DE MULHER. Sexo e saúde. Disponível em: http://www.bolsademulher.com/corpo/sexo-e-saude. Acesso em 13 de janeiro de 2017.

Pílula anticoncepcional engorda?

Essa é uma dúvida de muitas mulheres que pensam em tomar pílula. A resposta é não. Tomar pílula anticoncepcional não engorda. O que acontece é que os hormônios presentes em muitas delas podem favorecer a retenção de líquidos que acabam provocando o inchaço corporal, mas isso varia de organismo para organismo e de pílula para pílula. Quanto menos hormônio, menos efeitos colaterais o medicamento provoca. Algumas pílulas podem provocar mais retenção de líquidos que outras, dependendo do tipo de hormônio que ela contém.

É normal me sentir enjoada, com desconforto nos seios e ter sangramentos (spotting) quando comecei a tomar pílula?

No início do uso da pílula anticoncepcional é comum ocorrerem alguns desconfortos como enjoo, incômodo nos seios e pequenos sangramentos. Recomenda-se não tomar a pílula de estômago vazio para amenizar estes sintomas. Sobre os sangramentos de escape ou spotting são mais comuns em mulheres que usam pílulas com baixa dosagem hormonal, que no início ainda não fornecem estímulo hormonal suficiente para cicatrizar a camada interna do útero logo após o término da menstruação. Esses sintomas variam de mulher para mulher e devem cessar em poucos meses, pois trata-se de um processo de adaptação do corpo ao hormônio que está sendo ingerido, e isso é normal. Caso esses sintomas não desapareçam em três meses, procure seu ginecologista.

Onde posso saber mais sobre o DIU Hormonal?

Para saber mais sobre o tratamento com o DIU Hormonal, consulte seu médico. Ele poderá fornecer informações adicionais a você e a seu parceiro.

Quando não devo usar o DIU Hormonal?

O DIU Hormonal não deve ser utilizado na presença de qualquer uma das condições descritas a seguir:

• Doença inflamatória pélvica atual ou recorrente (infecção dos órgãos reprodutores femininos);
  • Ocorrência ou suspeita de gravidez;
  • Infecção do trato genital inferior;
  • Infecção do útero após parto;
  • Infecção do útero após um abortamento ocorrido durante os últimos 3 meses;
  • Infecção do colo do útero;
  • Anormalidades celulares no colo do útero;
  • Ocorrência ou suspeita de câncer do colo do útero ou do útero;
  • Tumores que dependem do hormônio progestógeno para se desenvolver;
  • Sangramento vaginal anormal não diagnosticado;
  • Anormalidade do colo do útero ou do útero, incluindo leiomiomas, se estes causarem deformação da cavidade uterina;
  • Condições associadas com aumento de susceptibilidade a infecções;
  • Presença de doença hepática ou tumor hepático;
  • Hipersensibilidade ao medicamento ou a qualquer constituinte do produto.

Você Conhece os Métodos de Contracepção de Longo Prazo?

Diu de Cobre, Diu Hormonal (SIU) e Implante contraceptivo. Saiba mais sobre os métodos contraceptivos de longo prazo.