VIAJAR AJUDA NA SAÚDE SEXUAL E TRAZ OUTROS 5 BENEFÍCIOS

Todo mundo ama ter algum tempo livre para descansar, especialmente depois de um período extenso de trabalho ou estudos. A decisão sobre viajar ou ficar em casa leva em conta custos, e também a disponibilidade de amigos e familiares. Porém, conhecer um lugar novo é sempre bom para arejar a cabeça. O que a gente não sabia é que, além do merecido descanso para o corpo e a mente, viajar nas férias traz benefícios concretos para a saúde, em especial a da mulher.

 

Um estudo britânico chamado “The Holiday Health Experiment” acompanhou um grupo de 12 pessoas que tiraram férias, sendo que metade delas foi viajar e a outra metade passou as duas semanas em casa. Todos tiveram acompanhamento médico e psicológico antes e depois desse período. Os resultados mostraram que as pessoas que saíram da cidade voltaram muito mais preparadas para a correria e o estresse cotidiano em comparação àquelas que permaneceram em casa.

 

Veja os benefícios potenciais de passar as férias em um local diferente:

 

1)Cérebro e sistema nervoso: pode melhorar seu humor, concentração e sono. A habilidade de recuperação de situações de estresse aumentou 29% para quem foi viajar, diminuindo 71% para quem ficou em casa;

Viajar ajuda na saúde sexual e traz outros 5 benefícios

2)Glândulas adrenais: pode reduzir a produção do hormônio cortisol, que contribui para o armazenamento de gordura, risco de diabetes e de doenças cardíacas;

3)Sistema gastrointestinal: pode aumentar a absorção das principais vitaminas;

4)Coração: pode abaixar a pressão arterial e diminuir, assim, o risco de infarto. A pressão abaixou em 6% entre as pessoas que viajaram e aumentou em 2% entre as que não viajaram;

5)Ossos: pode melhorar a absorção de vitamina D, que é necessária para a saúde como um todo e resistência óssea;

6)Sistema reprodutivo: a diminuição do nível de cortisol (hormônio do estresse) pode contribuir para melhorar sua fertilidade e aumentar a libido, trazendo mais prazer à vida sexual.

Trabalhar é importante sim, mas viajar, conhecer lugares novos e se desligar de tudo, é necessário para a saúde. Por isso, programe já sua próxima viagem e viva melhor!

 

KUONI. Holiday health experiment. Disponível em: http://www.kuoni.co.uk/holiday-health-experiment. Acesso em: 28 jun. 2013.

PERGUNTAS FREQUENTES

Ouvi falar sobre contracepção com estrogênio natural. O que é? Quais são os benefícios?

Quando utilizamos a palavra “natural” queremos dizer “proveniente da natureza” ou “não sintetizado em laboratório”. Este estrogênio não existe. Há, sim, o chamado estrogênio bioidêntico, que tem a mesma estrutura molecular do estrogênio sintetizado pelo ovário da mulher: o estradiol. Estudos estão sendo realizados para verificar se há diminuição dos riscos de eventos tromboembólicos (trombose) em relação aos anticoncepcionais que utilizam o etinilestradiol (estrogênio com estrutura molecular diferente daquela produzida pela mulher, ou seja, não bioidêntico).

Meu sangramento menstrual é muito intenso. Há alguma forma de reduzir o sangramento sem deixar de menstruar?

Existem diversas formas de diminuir o fluxo menstrual sem que haja prejuízo para sua saúde. Converse com seu médico para que juntos possam escolher qual a melhor opção para você

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.