motivos viagem

Viajar ajuda na saúde sexual e traz outros 5 benefícios

Todo mundo ama ter algum tempo livre para descansar, especialmente depois de um período extenso de trabalho ou estudos. A decisão sobre viajar ou ficar em casa leva em conta custos, e também a disponibilidade de amigos e familiares. Porém, conhecer um lugar novo é sempre bom para arejar a cabeça. O que a gente não sabia é que, além do merecido descanso para o corpo e a mente, viajar nas férias traz benefícios concretos para a saúde, em especial a da mulher.

Um estudo britânico chamado “The Holiday Health Experiment” acompanhou um grupo de 12 pessoas que tiraram férias, sendo que metade delas foi viajar e a outra metade passou as duas semanas em casa. Todos tiveram acompanhamento médico e psicológico antes e depois desse período. Os resultados mostraram que as pessoas que saíram da cidade voltaram muito mais preparadas para a correria e o estresse cotidiano em comparação àquelas que permaneceram em casa.

Veja os benefícios potenciais de passar as férias em um local diferente:

1)Cérebro e sistema nervoso: pode melhorar seu humor, concentração e sono. A habilidade de recuperação de situações de stress aumentou 29% para quem foi viajar, diminuindo 71% para quem ficou em casa;

2)Glândulas adrenais: pode reduzir a produção do hormônio cortisol, que contribui para o armazenamento de gordura, risco de diabetes e de doenças cardíacas;

3)Sistema gastrointestinal: pode aumentar a absorção das principais vitaminas;

4)Coração: pode abaixar a pressão arterial e diminuir, assim, o risco de infarto. A pressão abaixou em 6% entre as pessoas que viajaram e aumentou em 2% entre as que não viajaram;

5)Ossos: pode melhorar a absorção de vitamina D, que é necessária para a saúde como um todo e resistência óssea;

6)Sistema reprodutivo: a diminuição do nível de cortisol (hormônio do estresse) pode contribuir para melhorar sua fertilidade e aumentar a libido, trazendo mais prazer à vida sexual.

Trabalhar é importante sim, mas viajar, conhecer lugares novos e se desligar de tudo, é necessário para a saúde. Por isso, programe já sua próxima viagem e viva melhor!

KUONI. Holiday health experiment. Disponível em: < http://www.kuoni.co.uk/holiday-health-experiment>. Acesso em: 28 jun. 2013.

L.BR.03.2014.1719