VIROSE E GRAVIDEZ: COMO GARANTIR A SEGURANÇA NA GESTAÇÃO?

A gravidez é um momento delicado na vida de toda a mulher e quando surge algum problema de saúde nesse período a preocupação com o bebê aumenta ainda mais.

Para o bom desenvolvimento do feto a mãe deve estar saudável, se alimentar bem, tomar bastante líquido, praticar atividade física leve, controlar o peso, não consumir bebidas alcoólicas e cigarros. Todos esses fatores combinados auxiliam o sistema imunológico, prevenindo doenças. Mas mesmo mantendo a saúde em dia a mulher pode ser acometida por alguma enfermidade.

Apesar de desagradável, a virose só prejudicará o feto se atingir a corrente sanguínea, o que não é o caso dos resfriados ou outras doenças comuns causadas pelos vírus mais comuns. Se você se sentir mal, procure seu ginecologista e siga corretamente o tratamento que ele receitar. Durante a gestação os tratamentos de viroses devem ser realizados com os medicamentos específicos para gestantes. No período da recuperação, alimente-se bem, beba muita água e faça repouso. Seguindo as orientações médicas não haverá nenhum risco para você ou para o bebê.

Fonte: CRESCER; Gripe na Gravidez. Disponível em:
http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2014/02/gripe-na-gravidez.html. Acesso em 15 de outubro de 2014.

Virose e gravidez: como garantir a segurança na gestação?

O DIU (Dispositivo Intrauterino) nos faz engordar?

O DIU é um método contraceptivo não hormonal, que não causa alterações metabólicas, portanto, não engorda.

A partir de quando posso usar o DIU depois do parto cesárea? Existe alguma contraindicação? Posso usar enquanto estou amamentando?

Pode usar o DIU logo após 40 dias da cesariana. Sim, pode usar amamentando.

Se eu não tomar a pílula anticoncepcional no horário certo - um dia tomar de manhã e no outro à noite - quais os tipos de consequências que eu vou ter?

O maior problema é a perda da eficiência da pílula anticoncepcional.

Gostaria de saber se há relação direta entre a endometriose e o uso da pílula anticoncepcional.

Não. Ao contrário. A pílula anticoncepcional é um dos tratamentos propostos para a endometriose.

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!