ABSTINÊNCIA SEXUAL

Abstinência Sexual é a ausência do ato sexual, podendo ser periódica ou não. A ausência de relação sexual engloba o não contato entre a região genital e íntima de duas pessoas. Esse controle é conhecido por método anticoncepcional natural, pois não faz o uso de nenhum procedimento cirúrgico, artificial ou de medicamentos.

 

A adoção da abstinência periódica é associada ao uso da tabelinha, no qual a mulher evita a relação sexual durante o seu período mais fértil. Entretanto, esse é um método inseguro de prevenir a gravidez indesejada. A tabelinha serve apenas para mulheres que desejam ter filhos identificarem os dias mais propícios para a concepção. Isso porque diversos fatores podem alterar o ciclo reprodutivo da mulher, e a gravidez é uma possibilidade em qualquer relação sexual desprotegida.

 

Já a abstinência total, quando praticada constantemente, é 100% segura. Essa é uma maneira interessante que muitos casais usam para se conhecer melhor. Pode ser entendido como a corte, ou ritual de acasalamento. Se você não se sente confortável com a ideia de ter uma relação sexual com penetração, diga isso claramente ao seu companheiro ou companheira. Existem formas prazerosas de sexo sem penetração, e é interessante que elas aconteçam até para que haja um desenvolvimento sexual do casal.

 

Métodos Contraceptivos - Abstinência Sexual

O sexo é parte importante das relações humanas e geralmente o interesse por ele se intensifica na adolescência. A decisão de iniciar uma vida sexual completa, entretanto, necessita de cuidados importantes tanto para o homem quanto para a mulher, já que a prática do sexo inseguro pode trazer infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada. Dessa forma, para uma vida sexual saudável, é preciso se informar sobre os métodos contraceptivos e de prevenção de doenças.

 

Fonte:
Dr. Sérgio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP

PERGUNTAS FREQUENTES

O DIU Hormonal pode me proteger do HIV ou de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis)?

Não. O DIU Hormonal não fornece proteção contra o HIV ou ISTs.

Quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais após a inserção do DIU Hormonal?

É aconselhável aguardar cerca de 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual. Porém, logo após a inserção, o DIU Hormonal já inicia sua ação contraceptiva.

Com que frequência devo consultar meu médico após a inserção do DIU Hormonal?

Após a inserção do DIU Hormonal, é recomendável que seja realizada uma consulta em um período de 4 a 2 semanas para verificar a colocação correta e quaisquer problemas. Posteriormente, é recomendado que se realizem retornos anuais ou mais frequentemente se for clinicamente indicado por seu médico.

Meu ciclo menstrual mudará com o DIU Hormonal?

Depois que o organismo se adaptar, seu ciclo menstrual poderá se tornar irregular. Você também poderá observar manchas ou leve sangramento. Após seu corpo se ajustar, o número de dias de sangramento deverá diminuir e, em algumas usuárias, pararão completamente enquanto o DIU Hormonal for utilizado. Isto não será prejudicial à sua saúde. Seu ciclo menstrual retornará ao normal após a remoção do DIU Hormonal.

VER TUDO

VÍDEOS

VOCÊ CONHECE OS MÉTODOS DE CONTRACEPÇÃO DE LONGO PRAZO?

VOCÊ CONHECE OS MÉTODOS DE CONTRACEPÇÃO DE LONGO PRAZO?

YYMMDD Author/Uploaded by

Diu de Cobre, Diu Hormonal (SIU) e Implante contraceptivo. Saiba mais sobre os métodos contraceptivos de longo prazo.

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.