PÍLULA: A MELHOR PARCEIRA CONTRA A CÓLICA
A pílula anticoncepcional, grande aliada das mulheres desde a década de 60, além de agir evitando uma gravidez não planejada, também pode aliviar as insuportáveis cólicas menstruais. Um estudo sueco realizado por pesquisadores da Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, que levou mais de 30 anos para ser concluído, comprovou que essa ação é efetiva e que mulheres que tomam o medicamento sofrem menos com cólicas comparadas às que não fazem uso.
Os anticoncepcionais orais diminuem a produção de prostaglandinas, substâncias que são liberadas durante a menstruação para estimularem as contrações uterinas que causam as terríveis cólicas. Esse método é frequentemente indicado para este fim, ao suspender a menstruação, a cólica também sai de cena, já que o sangramento que ocorre no intervalo entre uma cartela e outra é apenas um sangramento de escape, não a menstruação em si.
Uma forma diferente da convencional de utilizar a pílula é tomar de forma contínua. Quando a paciente não realiza os intervalos entre as cartelas, a supressão hormonal é maior e os efeitos negativos da menstruação são amenizados mais rapidamente e de forma prolongada. Porém, ao suspender o uso do medicamento, a cólica voltará junto com a menstruação. Mas lembre-se: as pílulas são medicamentos e apesar de raros efeitos colaterais sérios podem ocorrer, por isso somente um médico poderá dizer qual o melhor tratamento para cada mulher.

Assim, se você sofre todos os meses com as terríveis cólicas menstruais, não espere pela próxima menstruação. Marque uma consulta com o seu ginecologista e exponha seu problema. assim, o médico poderá indicar qual o melhor anticoncepcional oral para você.
Fonte:
LIMA, Geraldo Rodrigues de; GIRÃO, Manoael J. B. C.; BARACAT, Edmund Chada; “Contracepção na Adolescência” in Ginecologia de Consultório. EPM Editora de Projetos Médicos, São Paulo – SP, 2003.
VÍDEOS
Você Conhece os Métodos de Contracepção de Longo Prazo?
Você Conhece os Métodos de Contracepção de Longo Prazo?
Diu de Cobre, Diu Hormonal (SIU) e Implante contraceptivo. Saiba mais sobre os métodos contraceptivos de longo prazo.
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.