VASECTOMIA

A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal mas não haverá espermatozoides no líquido ejaculado.

 

Não é necessária a internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária definitiva e, por isso, o homem deve ter certeza de que nunca mais quer ter filhos. A possibilidade de reversão dessa cirurgia existe, mas não é fácil. Portanto, a vasectomia deve ser considerada como um método definitivo. Esse procedimento geralmente é realizado no consultório médico e o tempo gasto é inferior a uma hora.

 

Esse método contraceptivo é indicado para homens que já possuem filhos, que tenham mais de 30 anos de idade, visando um planejamento familiar com sua companheira. Também é uma solução alternativa quando suas companheiras não podem tomar anticoncepcional ou possuem problemas de saúde.

 

Muitos homens confundem a esterilização com castração. Entretanto, castração é a remoção dos testículos, diferente do procedimento simples de impedir que os espermatozoides sigam para o pênis.

saiba sobre vasectomia

 

O homem não fica estéril imediatamente após a vasectomia, pois ainda há espermatozoides armazenados na parte superior do canal, nas vesículas seminais e nos dutos ejaculatórios. A produção dos espermatozoides continua, pois ocorre nos testículos.

 

São necessárias entre dez a dezesseis ejaculações para que o esperma não contenha mais espermatozoides. Caso haja contato sexual nesse período, recomenda-se o uso de outros métodos contraceptivos como a camisinha, E seu uso deve ser continuado até o médico confirmar que não há mais espermatozoides.

 

Não se esqueça: a vasectomia não causa impotência, não diminui a libido e não causa perda de sensibilidade do pênis durante o ato sexual.

 

Fontes:

Dr. Sérgio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP

McCarthy, Barry. Trad:Matarazoo, Maria Helena. O que você ainda não sabe sobre a sexualidade masculina. P67-73. 1981. 3ªEdição. Summus. São Paulo- SP. 

PERGUNTAS FREQUENTES

Meu namorado fez vasectomia há 15 anos e eu gostaria de saber se há condições de ter um filho com ele, mesmo que precise de algum tipo de tratamento.

Sim, há. A vasectomia é um método definitivo, mas existem técnicas de reversão, com variadas taxas de sucesso, e possibilidade de obtenção dos espermatozoides, e nesse caso será necessária a fertilização in vitro.

É possível um homem que tenha se submetido a vasectomia continuar ejaculando?

De fato a vasectomia corta apenas o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma masculino. Continua a haver ejaculação normal, apenas, agora, sem espermatozoides.

Com que frequência devo consultar meu médico após a inserção do DIU Hormonal?

Após a inserção do DIU Hormonal, é recomendável que seja realizada uma consulta em um período de 4 a 2 semanas para verificar a colocação correta e quaisquer problemas. Posteriormente, é recomendado que se realizem retornos anuais ou mais frequentemente se for clinicamente indicado por seu médico.

Meu ciclo menstrual mudará com o DIU Hormonal?

Depois que o organismo se adaptar, seu ciclo menstrual poderá se tornar irregular. Você também poderá observar manchas ou leve sangramento. Após seu corpo se ajustar, o número de dias de sangramento deverá diminuir e, em algumas usuárias, pararão completamente enquanto o DIU Hormonal for utilizado. Isto não será prejudicial à sua saúde. Seu ciclo menstrual retornará ao normal após a remoção do DIU Hormonal.

VER TUDO

VÍDEOS

VASECTOMIA, LAQUEADURA TUBÁRIA - PLANEJAMENTO FAMILIAR - BLOCO 2

VASECTOMIA, LAQUEADURA TUBÁRIA - PLANEJAMENTO FAMILIAR - BLOCO 2

YYMMDD Author/Uploaded by

Método de contracepção definitivos: Vasectomia, Laqueadura Tubária, DIU e SIU (Dispositivo ou Sistema IntraUterino).

LER MAIS

PRINCIPAIS ARTIGOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.