Contato sexual

Contato Sexual

Contato ou relação sexual é qualquer aproximação íntima que envolva os órgãos sexuais das pessoas.

Dessa forma, ao contrário do que muitas pessoas pensam, diversas práticas que não necessariamente envolvem a penetração vaginal são consideradas relação sexual. Exemplos: pênis-boca, pênis-vulva, pênis-ânus, vulva-vulva, entre outras possibilidades.

Por outro lado, há o sexo sem penetração, que consiste na estimulação sexual, geralmente com as mãos, sem troca de fluidos corporais, de forma que as pessoas não trocam fluidos corporais. 

Do ponto de vista da saúde, é importante diferenciar a relação ou contato sexual, do sexo sem penetração. Isto porque esta última modalidade é considerada uma atividade mais segura no que diz respeito à transmissão de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), e à gravidez.

Assim, o contato sexual desprotegido pode favorecer a contaminação por AIDS, HPV, candidíase, entre outras enfermidades. Para garantir uma vida sexual saudável é necessário o uso da camisinha, masculina ou feminina durante as relações sexuais. Essa é a única maneira de prevenir as DSTs.

A gravidez poderá ocorrer caso haja contato entre o pênis e a vagina, vulva ou região próxima. Para evitar uma não planejada, é recomendado o uso da camisinha. É preciso lembrar que o líquido liberado pelo pênis antes da ejaculação pode conter espermatozoides. Dessa forma, apenas o uso correto da camisinha (desde o início da relação) pode ser considerado seguro. Existem outros métodos contraceptivos que podem ser utilizados conjuntamente com a camisinha para diminuir as chances de uma gravidez não planejada.

Fonte:Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM 17.178 – SP