Candidíase com menstruação
Menstruação x candidíase: qual a relação?

 

A gente te conta tudo o que você precisa saber sobre a candidíase x menstruação!

A menstruação faz parte do corpo e da vida da mulher desde muito cedo. O ciclo menstrual influencia em diversos fatores da saúde, inclusive na flora vaginal. A imunidade do corpo feminino pode sofrer algumas alterações que acontecem graças às variações hormonais durante o período pré-menstrual, o que faz com que você fique bem mais vulnerável durante essa fase do mês.

E não é só você que fica mais sensível, o seu sistema imunológico também sente essas mudanças!

Assim como ocorre a oscilação dos hormônios estrogênio e progesterona, com a chegada do sangramento também cresce o número de fungos que vivem na região vaginal devido à descamação do endométrio, eliminação de restos celulares e perda de sangue. Com isso, o pH fica desequilibrado, e unido a temperatura e umidade da vagina, cria o ambiente perfeito para que o Candida albicans  faça a festa. Então a resposta é... a candidíase tem a ver com menstruação, sim!

A famosa TPM por si só já pode colaborar e criar um ambiente suscetível para que a candidíase aconteça. O seu corpo reage a todos os estímulos dados, sejam eles psicológicos ou físicos, e com a candidíase x menstruação não é diferente: o estresse e irritabilidade gerados pelo turbilhão de hormônios que seu corpo está recebendo se combinam com a necessidade da Candida se instalar em algum local que não se encontra em equilíbrio.

Mas pode ficar tranquila que #VaiFicarTudoBem! A gente separou algumas dicas bem fáceis de seguir que podem te ajudar a diminuir as chances da candidíase durante a menstruação:

 

  • Absorvente: evite absorventes internos por períodos prolongados, pois eles aumentam a umidade e a temperatura da vagina e daí a proliferação de fungos e bactérias fica mais fácil (opte pelos externos conforme a indicação do fabricante).

 

  • Higiene: mesmo durante o ciclo menstrual, mantenha a sua rotina dehigiene íntima (evite duchas vaginais, pois pode desequilibrar a flora vaginal e aumentar ainda mais as chances da candidíase dar o ar da graça).

 

Conhecer seu corpo é bastante importante, principalmente porque conhecendo ele você sabe quando algo não está certo.

Não tenha vergonha de falar sobre isso. A candidíase #SemTabu é mais tranquila do que você imagina!

 

Se a infecção surgir durante a menstruação, converse com seu ginecologista e faça o tratamento adequado. Gino-Canesten® pode ser uma opção.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU