Vaginose ou candidiase

Vaginose bacteriana x candidíase: qual a diferença?

É comum confundir candidíase e vaginose bacteriana, mas aqui a gente te explica direitinho as diferenças!

Não conseguir diferenciar vaginose bacteriana da candidíase é super normal, pois cada mulher é diferente da outra e cada corpo se comporta de uma maneira. A vaginose bacteriana (VB), ou simplesmente vaginose,  e a candidíase podem até dar uma ideia de que são iguais, pois ambas tem origem no desequilíbrio do pH e flora vaginal. Porém, é importante saber exatamente os sinais que o seu corpo está dando, já que elas possuem causas e  sintomas  distintos, além do fato que devem receber tratamentos completamente diferentes.

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. Tendo os principais  sintomas como  coceira vaginal  e  corrimento branco e espesso, as mulheres que estão com essa infecção  não costumam relatar mau cheiro na vagina.

A Vaginose também é uma  infecção vaginal, mas é causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella vaginalis. Na verdade, a vaginose bacteriana é a causa mais comum de infecções vaginais em mulheres na idade reprodutiva. Seus principais  sintomas são um um mau cheiro, que se assemelha a peixe podre, incômodo na área, seguido de um corrimento meio acinzentado.

É importante saber que o mau cheiro causado pela vaginose não tem ligação com  higiene íntima. Por isso, não adianta lavar muito e muito menos tentar lavar internamente com duchas vaginais. Isso pode inclusive piorar a situação!

Alguns sintomas e características são muito importantes e você deve ficar de olho em todos!

Como são doenças diferentes, com causas diferentes, a candidíase e a vaginose bacteriana não devem ter o mesmo tratamento. Enquanto a candidíase é tratada com um antifúngico como  Gino-Canesten®, a vaginose bacteriana é tratada com Gino-Canesten Balance®. Ambos são vendidos sem receita médica

#VaiFicarTudoBem!  É só tratar direitinho e conversar sobre isso  #SemTabu, tá?

Após a leitura do artigo, faça o Quiz de Sintomas e teste os seus conhecimentos!

*Sobel J. Lancet.200 7. 369: 1961-7

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU