A maternidade é uma transformação na vida de toda a mulher. Desde o resultado positivo do exame de gravidez até à hora do parto, a ansiedade toma conta do coração das mamães. Mas engana-se quem pensa que as dúvidas acabam no momento em que se pega o bebê no colo pela primeira vez.

 

Tanto para as mães de primeira viagem, quanto para as já experientes, cuidar de um recém-nascido pode ser um desafio cheio de surpresas inesperadas. Pensando nisso, preparamos um guia especial para ajudar as mulheres a passarem pelos primeiros meses de vida do neném com tranquilidade. Os choros misteriosos e as cólicas não serão empecilhos para que você curta cada sorriso do seu bebê.

 

Confira o guia completo do recém-nascido do primeiro ao sexto mês.

 

Fonte:

BABY CENTER. Recém-nascido. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/c200073/rec%C3%A9m-nascido. Acesso em 19 de fevereiro de 2015.

 

Guia do bebê recém-nascido
Primeiro Mês

Conhecendo o seu bebê

 

Foi dada a largada ao desafio de ser mãe e o primeiro mês de vida do bebê talvez seja o mais difícil para a maioria das mulheres. Afinal, é o momento das primeiras impressões e novidades, pois a mãe e a criança acabaram de se conhecer depois de meses de espera.

 

Os reflexos e a visão 3D (tridimensional) são desenvolvidos nas primeiras semanas de vida. por isso ele pode fazer gestos, barulhos e até mesmo sorrir ao reconhecer pessoas próximas, como uma resposta natural de ação e reação.

 

Pontos semelhantes a acne costumam começar a surgir na criança entre a quarta e quinta semana de vida devido a estimulação das glândulas sebáceas e pelos hormônios que passaram pela placenta durante a gravidez. Mas essas pequenas espinhas sumirão nas próximas semanas.

 

Os primeiros dias também são marcados pelas cólicas. O desconforto é causado pela falta de hormônios responsáveis pela maturação do sistema digestivo que ainda não foram liberados pelo organismo. Para amenizar as dores, a mãe deve manter uma alimentação saudável, pois pode interferir diretamente na qualidade do leite. Além disso, é recomendado massagear levemente a região abdominal do bebê, pois ajuda a aliviar as cólicas.

 

Fonte:

MINHA VIDA. Por dentro do que acontece no primeiro mês de vida do seu bebê. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/familia/materias/13500-por-dentro-do-que-acontece-no-primeiro-mes-de-vida-do-seu-bebe. Acesso em 20 de fevereiro de 2015.

Segundo Mês

Sentindo o mundo

 

Agora que vocês já se conhecem melhor, tudo parece mais calmo, sem a ansiedade inicial das primeiras semanas de vida do bebê. Mas as descobertas estão longe de acabar.

 

No segundo mês de vida, o mundo começa a se revelar mais interessante para o seu filho. Os sentidos ficam cada vez mais aguçados e o bebê, além de descobrir o mundo, também descobre a si mesmo. É comum que, nessa fase, ele fique tocando em suas próprias mãos e pés e passe um longo tempo observando seu próprio corpo.

 

Os ossos e articulações estão mais firmes, pois já é possível erguer e girar a cabeça, esticar os braços e agarrar objetos. Os preferidos serão os mais coloridos, que chamarão mais atenção do bebê, que com dois meses conseguem enxergar até 20 cm de distância. E claro que todos serão levados à boca, sua principal ferramenta de conhecimento do mundo nessa fase.

 

A partir do segundo mês uma criança saudável geralmente tem mais apetite, os horários das refeições começarão a ser regularizados e ela pode ganhar, em média, um quilo por mês. Nessa fase as noites em claro também tendem aacabar, pois o bebê já começa a criar uma rotina e passa mais horas acordado durante o dia.

 

Fonte:

BABY CENTER. Recém-nascido. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/c200073/rec%C3%A9m-nascido. Acesso em 26 de janeiro de 2017.

Terceiro Mês

Começou a brincadeira

 

Aos três meses de vida o neném se torna mais brincalhão, se esconde atrás de objetos e adora ter companhia. Como ele já está com os sentidos mais apurados, possui mais movimentos e reconhece melhor as pessoas e objetos, respondendo rapidamente aos estímulos. Dessa forma, ele fica acordado por mais tempo durante o dia, dando apenas alguns cochilos, e dorme durantemais horas à noite, permitindo que os pais tenham mais horas de sono.

 

O neném continua colocando tudo o que pega na boca e isso será cada vez mais constante, pois seu corpo está mais forte e a cada semana ele ganha mais capacidade de locomoção e, consequentemente, alcança mais objetos. Por isso, fique atenta aos objetos deixados ao alcance de seu filho para evitar acidentes.

 

Nesse momento a linguagem começa a se desenvolver, pois a criança está cada vez mais atenta às formas de comunicação dos adultos ao seu redor para desvendá-las, alcançando seus objetivos de forma mais rápida. Pode até parecer estranho, mas elas já têm esse nível de consciência.

 

Fonte:

BABY CENTER. Recém-nascido. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/c200073/rec%C3%A9m-nascido. Acesso em 19 de fevereiro de 2015.

Quarto Mês

Os primeiros sons

 

Com a musculatura cada vez mais desenvolvida, a criança não para mais de se mexer. Vira para todos os lados, coloca as mãos e os pés na boca e até consegue sentar com a ajuda de um apoio. Como já está mais “independente”, brinca com facilidade e adora ganhar a atenção de toda a família.

 

A partir do quarto mês o bebê fica cada vez mais atento ao comportamento dos pais e outros adultos próximos. Nessa fase ele começará a soltar alguns sons chamados de balbucios. Eles não têm significado, mas já possuem intenção de comunicação, com o propósito de conseguir alimento ou atenção.

 

Aproveite essa fase cheia de energia estimulando, brincando e conversando com seu bebê, pois isso será essencial para o desenvolvimento dele.

 

Fonte:

TUA SAÚDE. Bebê com 4 meses. Disponível em: http://www.tuasaude.com/bebe-com-4-meses/. Acesso em 26 de janeiro de 2017.

Quinto Mês

Reconhecendo seu próprio nome

 

Com cinco meses o bebê já possui força e reage a situações que não o agradam, como retirar a mamadeira ou algum brinquedo de suas mãos. Além disso, já levantam os braços para pedirem por colo e expressam sentimentos por expressões faciais.

 

Nessa idade, uma criança saudável tem em média de seis a sete quilos e mede entre 55 e 70 centímetros, e deve engordar cerca 600 gramas a cada mês. Recomenda-se que a alimentação seja mantida exclusivamente com leite materno.

 

A criança já é capaz de reconhecer seu nome e de pronunciar vogais, além de expressar sua vontade por meio de gritos e balbucios, chamando a atenção para conseguir carinho e alimento.

 

Fontes:

BABY CENTER. Recém-nascido. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/c200073/rec%C3%A9m-nascido. Acesso em 19 de fevereiro de 2015.

TUA SAÚDE. Bebê com 5 meses. Disponível em: http://www.tuasaude.com/bebe-com-5-meses/. Acesso em 19 de janeiro de 2017.

Sexto Mês

Explosão de sabores

 

Completar seis meses é uma data importante na vida do seu filho, pois agora ele descobrirá um novo mundo de sabores. Nessa idade a alimentação deixa de ser exclusivamente de leite materno e água e outros alimentos devem ser introduzidos no cardápio do bebê. Mas a mudança deve ser gradual e o leite não deve ser retirado do cardápio.

 

Caso a mãe não tenha leite para amamentar, deve-se utilizar o leite artificial do tipo a ser indicado pelo pediatra. Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja mantida até os dois anos. É indicado começar essa mudança na alimentação oferecendo sucos e papinhas bem líquidas, pois os dentinhos ainda não são fortes o bastante para a mastigação.

 

Nessa idade ele está mais observador do que nunca e adora imitar as outras pessoas e chamar a atenção balbuciando vogais e soltando alguns gritos, pois o choro não é mais a sua principal forma de comunicação. Contar histórias em voz alta e mostrar livros com desenhos coloridos aprimora a percepção de sons, formas e cores, além de construtivo para a evolução da criança, também é muito divertido.

 

Fontes:

BABY CENTER. O bebê de 6 meses. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a800076/o-beb%C3%AA-de-6-meses. Acesso em 20 de janeiro de 2017.

IG. Guia do Bebê – 6 meses. Disponível em: http://delas.ig.com.br/filhos/guiadobebe/6meses/. Acesso em 20 de janeiro de 2017.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU