A maternidade é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Mas após curtir o bebê em seus primeiros meses de vida chega a hora de retornar ao trabalho. Essa mudança de rotina pode assustar e atrapalhar as novas mamães e para ajudar você e seu bebê a passar por esse momento com tranquilidade, vamos esclarecer as principais dúvidas que surgem.
O retorno ao trabalho deve ser planejado, pois uma volta precoce pode provocar alterações na amamentação, como o acúmulo ou escassez de leite devido ao estresse da rotina de trabalho. É importante amamentar seu filho por no mínimo seis meses, pois além da amamentação estabelecer um vínculo entre mãe e filho, é fundamental para fornecer anticorpos e nutrientes.
Se separar do convívio integral da criança e retornar ao trabalho é um momento difícil, mas a mulher pode se planejar para que essa fase de transição aconteça da melhor forma possível. É importante que ela já esteja habituada aos cuidados consigo e com o bebê para que problemas simples, como um episódio de cólica no recém-nascido não se torne motivo de urgência.
Fonte:
GLOBO; Como se preparar para a volta ao trabalho após a licença-maternidade. Disponível em: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/como-se-preparar-para-a-volta-ao-trabalho-apos-a-licenca-maternidade.htm. Acesso em 17 de outubro 2014.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS