QUAL É A HORA CERTA DE FAZER O DESMAME DO BEBÊ?

O leite materno é o principal alimento nos primeiros meses de vida, é uma importante fonte de proteínas, vitaminas, cálcio, ferro, potássio, entre outros, e seus benefícios se estendem por toda vida. A recomendação médica é de que o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno até os seis meses. após esse período é preciso introduzir outros alimentos na dieta, como sucos naturais e papinhas para que o bebê receba mais nutrientes, adapte o paladar a outros sabores para quando chegar um momento temido por muitas mães: o desmame.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser mantido, combinado a outros alimentos, até os dois anos. Mas é preciso esclarecer que não há um momento exato para o desmame. a hora certa chegará quando a mãe e o pediatra sentirem que o bebê está pronto para essa nova fase, pois se deve levar em consideração o estilo de vida da família, a saúde da criança e a produção de leite.

 

É importante ter consciência que o desmame ocorre de forma gradual, que é iniciado no sexto mês com a inserção de novos alimentos e com o retorno da mãe ao trabalho, gerando o espaçamento das mamadas e a redução da produção de leite materno, que é regulada pela sucção do bebê, dessa forma, quanto menos ele mamar, menos leite será produzido e o corpo da mulher também estará se adaptando para o fim do período de amamentação.

 

Hora de fazer o desmame

Quando a criança começar a receber alimentos sólidos, naturalmente os intervalos entre as mamadas serão maiores, pois ela se sentirá mais satisfeita. Porém, ainda pedirá pelo peito em alguns momentos e nessa hora é fundamental a ajuda do pai e dos avós, que devem entrar em cena para distrair a criança e oferecer a mamadeira ou outro alimento quando ele insistir em mamar.

 

O bebê pode persistir nas mamadas quando sentir o cheiro do leite em alguma roupa na qual ele tenha vazado. portanto, fique atenta a possíveis respingos. Quando a criança estiver maior, converse com ela e explique que o leite acabou, que ele já está grande e chegou a hora de usar a mamadeira e outros copos. Mesmo com dois anos, a criança já tem a capacidade de compreensão e entenderá a situação, desde que a mãe seja firme e não ceda aos apelos pelo peito.

 

Caso perceba que seu filho não está aceitando outros alimentos, mesmo que líquidos, procure o pediatra para investigar as causas e possíveis soluções à resistência. Caso você sinta dificuldade em romper o vínculo da amamentação, procure um terapeuta familiar. O momento do desmame é delicado para todas as mulheres que passam pela maternidade e procurar ajuda é fundamental para passar bem por essa fase.

 

Fonte:

Eny EM, Nascimento MD. Causas e consequências do desmame precoce: uma abordagem histórico-cultural. Rev Enferm UNISA. 2001;2(1):52-6.

PERGUNTAS FREQUENTES

Ouvi falar sobre contracepção com estrogênio natural. O que é? Quais são os benefícios?

Quando utilizamos a palavra “natural” queremos dizer “proveniente da natureza” ou “não sintetizado em laboratório”. Este estrogênio não existe. Há, sim, o chamado estrogênio bioidêntico, que tem a mesma estrutura molecular do estrogênio sintetizado pelo ovário da mulher: o estradiol. Estudos estão sendo realizados para verificar se há diminuição dos riscos de eventos tromboembólicos (trombose) em relação aos anticoncepcionais que utilizam o etinilestradiol (estrogênio com estrutura molecular diferente daquela produzida pela mulher, ou seja, não bioidêntico).

Meu sangramento menstrual é muito intenso. Há alguma forma de reduzir o sangramento sem deixar de menstruar?

Existem diversas formas de diminuir o fluxo menstrual sem que haja prejuízo para sua saúde. Converse com seu médico para que juntos possam escolher qual a melhor opção para você.

Não tomei o anticoncepcional no dia que deveria começar. Fui tomar cinco dias depois e tomei os cinco de uma vez só. Corro o risco de engravidar mesmo não estando no período fértil?

Sim, há chance de gravidez. Sim, há chance de efeitos colaterais graves para quem toma anticoncepcional ou qualquer outro medicamento sem orientação médica e em quantidade não prevista.

Se eu tomar a pílula anticoncepcional com uma hora de atraso, coloco a eficácia do anticoncepcional em risco?

Se for só uma hora não haverá problema, porém o ideal é tomar a pílula sempre na mesma hora.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.