A CHEGADA DO VERÃO REQUER CUIDADOS ESPECIAIS COM A SAÚDE
O verão é uma das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros. No verão é possível aproveitar ainda mais as lindas praias do litoral brasileiro, além de piscinas e outras atividades ao ar livre. O aumento do calor e em alguns lugares, da umidade, também acarretam alguns problemas para a saúde típicos dessa estação do ano.
Para se proteger dos raios solares é preciso usar protetor solar com o fator indicado para a sua tonalidade de pele: quanto mais clara, mais alto deve ser o fator de proteção. Para peles mais oleosas são recomendados os protetores em gel ou creme, sem óleo, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, é importante evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, intervalo em que os raios são mais fortes e prejudiciais.
Mas não é só a pele que sofre no verão. As altas temperaturas também podem causar insolação e desidratação, provocando fraqueza, diarreia e febre. Por isso é importante manter uma alimentação equilibrada, ingerir muito líquido e dar preferência a alimentos leves e frescos.

Outro fator característico dessa época é a umidade, que na mulher aumenta as chances do surgimento de doenças ginecológicas causadas por fungos e bactérias, como a candidíase e a vaginose bacteriana, que geram muito desconforto pela ardência, coceira e corrimento que provocam.
Para evitar o surgimento dessas infecções é preciso redobrar a atenção com a higiene, evitar roupas íntimas de tecido sintético, não ficar muito tempo com o biquíni molhado e, se possível, dormir com roupas confortáveis, que evitem o aumento de temperatura e de umidade e, consequentemente, a proliferação de fungos e bactérias na região vulvovaginal.
Tomando esses cuidados será possível aproveitar ao máximo tudo o que a estação mais alegre do ano tem para oferecer.
Leia também sobre Vuvite e Vulvovaginite.
Fontes:
BARBEDO, Leonardo D; SGARBI, Diana B.G.; Candidíase. Disponível em: http://www.dst.uff.br/revista22-1-2010/4-%20Candidiase.pdf. Acesso em 04 de março de 2021.
FERRACIN, Ingryt; OLIVEIRA, Rúbia Maria Weffort de; Corrimento Vaginal: causa, diagnóstico e tratamento farmacológico. Disponível em: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/18/corrimento.pdf. Acesso em 28 de outubro de 2014.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA; Cuidados com a pele no verão. Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/. Acesso em 28 de outubro de 2014.
VÍDEOS
O QUE SÃO INFECÇÕES VAGINAIS E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? – GINECO RESPONDE EP.01
O QUE SÃO INFECÇÕES VAGINAIS E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? – GINECO RESPONDE EP.01
A Dra Iara Linhares (CRM 29034) responde tudo sobre infecções vaginais e porquê são importantes.
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.