menina-flor-materia

A chegada do verão requer cuidados especiais com a saúde

O verão é uma das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros. No verão é possível aproveitar ainda mais as lindas praias do litoral brasileiro, além de piscinas e outras atividades ao ar livre. O aumento do calor e em alguns lugares, da umidade, também acarretam alguns problemas para a saúde típicos dessa estação do ano.

Para se proteger dos raios solares é preciso usar protetor solar com o fator indicado para a sua tonalidade de pele: quanto mais clara, mais alto deve ser o fator de proteção. Para peles mais oleosas são recomendados os protetores em gel ou creme, sem óleo, para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, é importante evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, intervalo em que os raios são mais fortes e prejudiciais.

Mas não é só a pele que sofre no verão. As altas temperaturas também podem causar insolação e desidratação, provocando fraqueza, diarreia e febre. Por isso é importante manter uma alimentação equilibrada, ingerir muito líquido e dar preferência a alimentos leves e frescos.

Outro fator característico dessa época é a umidade, que na mulher aumenta as chances do surgimento de doenças ginecológicas causadas por fungos e bactérias, como a candidíase e a vaginose bacteriana, que geram muito desconforto pela ardência, coceira e corrimento que provocam.

Para evitar o surgimento dessas infecções é preciso redobrar a atenção com a higiene, evitar roupas íntimas de tecido sintético, não ficar muito tempo com o biquíni molhado e, se possível, dormir com roupas confortáveis, que evitem o aumento de temperatura e de umidade e, consequentemente, a proliferação de fungos e bactérias na região vulvovaginal.

Tomando esses cuidados será possível aproveitar ao máximo tudo o que a estação mais alegre do ano tem para oferecer.

Leia também sobre Vuvite e Vulvovaginite.

Fontes:

BARBEDO, Leonardo D; SGARBI, Diana B.G.; Candidíase. Disponível em: http://www.dst.uff.br/revista22-1-2010/4-%20Candidiase.pdf. Acesso em 28 de outubro de 2014.
FERRACIN, Ingryt; OLIVEIRA, Rúbia Maria Weffort de; Corrimento Vaginal: causa, diagnóstico e tratamento farmacológico. Disponível em: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/18/corrimento.pdf. Acesso em 28 de outubro de 2014.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA; Cuidados com a pele no verão. Disponível em: http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/. Acesso em 28 de outubro de 2014.

L.BR.11.2014.2708