Bayer Logo Bayer Logo Bayer Logo

O QUE É Candidíase vulvovaginal?

É uma infecção comum da vulva e da vagina
causada por fungos do gênero Cândida. Ocorre
quando há um desequilíbrio na flora vaginal
com predomínio de agentes agressores
(bactérias, fungos ou protozoários)1, e em geral
quando o sistema imunológico está debilitado.

O QUE É Candidíase vulvovaginal?

É uma infecção comum da vulva e da vagina causada por fungos do gênero Cândida. Ocorre quando há um desequilíbrio na flora vaginal com predomínio de agentes agressores (bactérias, fungos ou protozoários)1, e em geral quando o sistema imunológico está debilitado.

A maioria das mulheres apresentam os seguintes sintomas1:

• Coceira e sensação de ardência nas áreas próximas a entrada da vagina (vulva);
  • Corrimento branco grumoso

Os sintomas da candidíase podem variar de mulher para mulher. Algumas pacientes podem ter mais de um episódio de candidíase vulvovaginal no período de um ano.

FIQUE ATENTA!

a candidíase é mais comum do que se imagina

Fique Atenta!

das mulheres terão ao menos um episódio de candidíase ao longo da vida.1

Diagnóstico

O fungo causador da candidíase pode ser identificado por meio da análise ao microscópio do corrimento e o tipo de Cândida pode ser determinado por cultura. A história da paciente (queixas) e o exame ginecológico (que permite ao médico observar as características do corrimento) são fundamentais para o diagnóstico.

Tratamento

No caso de mulheres em idade reprodutiva que consultam o médico por causa de corrimento, que tenham baixo risco de doença sexualmente transmissível ou que não apresentem sintomas de infeção do trato reprodutivo superior (útero, ovários), o médico poderá iniciar o tratamento antes mesmo dos exames ficarem prontos, para que a paciente obtenha alívio rápido dos sintomas2

Como prevenir*:

• Evite usar desodorantes e produtos perfumados na região íntima e em torno dela
  • Evite situações de estresse e mantenha um estilo de vida saudável, mantendo seu sistema imunológico fortalecido
  • Evite alimentos com alto teor de açúcar
  • Se estiver tomando antibióticos, consulte seu médico antes de começar a tomar um medicamento para candidíase
  • Troque frequentemente absorventes internos ou externos
  • Troque a calcinha depois de nadar e fazer exercícios
  • Limpe-se de frente para trás depois de usar o banheiro
  • Evite banhos muito quentes
  • Use camisinha nas relações sexuais
  • Evite usar durante períodos prolongados roupas de banho molhadas e roupas íntimas feitas com alguns tipos de tecidos sintéticos

(*) Fonte: http://ginocanesten.com.br/pt/candidiase/prevencao/

REFERÊNCIAS

1 Sobel, J. Lancet 2007; 369: 1961–71

2 FFPRHC and BASHH Guidance (January 2006) J Fam Plann Reprod Health Care 2006: 32(1)

Lima, Geraldo Rodrigues de; Girão, Manoel J.B.C.; Baracat, Edmund Chada. Doenças Sexualmente Transmissiveis. In: Ginecologia de Consultório. 2003.1ª Edição. P.193-210. Editora de Projetos Médicos. São Paulo-SP.

QUAL É A PORCENTAGEM DE EFICIÊNCIA DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL?

Se tomada corretamente, o índice de falha é 0,1%, a eficiência é 99,9%.

Gostaria de saber o que acontece se a pílula começa a ser tomada fora do período de menstruação.

Pode haver mudança no ciclo menstrual e não haverá proteção para evitar gravidez nesse mês.

O DIU é dolorido? É possível sentir o DIU colocado pelo ginecologista?

A colocação do DIU é um pouco dolorida. O DIU é colocado no consultório médico e a mulher sente uma leve cólica, igual a de uma menstruação. Após a colocação do DIU, a mulher, treinada e orientada pelo médico, pode sentir os fios do DIU na vagina.

Tenho endometriose e tomo anticoncepcional sem parar para não menstruar. Gostaria de saber se corro o risco de engravidar.

O risco de gravidez para quem utiliza o anticoncepcional de maneira correta e regular é muito baixo. Mas converse com seu médico a respeito dessa maneira de tomar a pílula.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO CORRETO DAS INFECÇÕES VAGINAIS? – GINECO RESPONDE EP.07

Neste episódio a Dra Iara M. Linhares — CRM 29034 fala sobre 4 motivos importantes para fazer o tratamento correto das Infecções Vaginais e como evitar que as infecções voltem.