dsf-desejo-hipoativo

Disfunções Sexuais Femininas – Desejo Sexual Hipoativo (DSH)

Dor de cabeça, sono e cansaço podem não ser apenas desculpas. A falta de vontade de fazer sexo é uma disfunção sexual chamada desejo sexual hipoativo (DSH), um problema que, além de provocar a insatisfação feminina e desestabilização do relacionamento, também pode desencadear outros problemas de saúde, como depressão. Esta disfunção não surge de uma horapara outra, seu desenvolvimento é gradual e, por isso é preciso estar atentaaos sintomas e procurar ajuda.

As causas para o DSH podem ser psíquicas ou fisiológicas. Nos últimos 50 anosa mulher assumiu multifunções na nossa sociedade: é mãe, esposa, dona decasa e profissional.Esse acúmulo de tarefas aumenta a produção de adrenalinae cortisol, hormônios que causam estresse e reduzem a libido. As alterações hormonais da menopausa, como a redução da testosterona, hormônio responsável pelo desejo sexual, também resultam na falta de desejo. Problemas de relacionamento, educação repressora, histórico de abusossexuais e agressão estão entre os principais fatores causadores do DSH.

O tratamento é individualizado de acordo com o motivo desencadeador do distúrbio. Pode ser realizado com a reposição hormonal, fisioterapia , acompanhamento psicológico, entre outras abordagens .

Fonte:

PSICNET. Transtorno do desejo sexual hipoativo. Disponível em: http://www.psicnet.psc.br/v2/site/temas/temas_default.asp?ID=1846. Acesso em 06 de março de 2015.

PSICWEB. Frigidez ou desejo sexual hipoativo. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=342. Acesso em 06 de março de 2015.

MINHA VIDA. Perda gradativa do desejo sexual afeta a saúde feminina. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11149-perda-gradativa-do-desejo-sexual-afeta-a-saude-feminina. Acesso em 06 de março de 2015.

L.BR.MKT.01.2016.4665