DOENÇAS COMUNS NA GRAVIDEZ – ANEMIA

A anemia é uma doença comum entre as mulheres nos últimos meses de gestação, mas que deve ser tratada rapidamente. Ela é provocada pelo aumento do volume de líquido no corpo e maior absorção de ferro, já que a substância passa a ser utilizada para a produção de hemoglobinas (células vermelhas do sangue) da mãe e do bebê.

O tratamento é feito por meio da dieta, que deve ser rica em alimentos que contêm o mineral, como carne vermelha, verduras de folhas escuras e sucos de frutas cítricas, que devem ser tomados durante as refeições, pois potencializam a absorção do ferro. Já alimentos como café e chocolate precisam ser evitados por dificultarem a incorporação do mineral. Também pode ser feita a suplementação de acordo com a prescrição médica.

Quando não tratada, a anemia pode trazer consequências graves à mulher, que pode perder muito sangue durante o parto, e à criança, que corre o risco de nascer abaixo do peso. Caso sinta fraqueza e sonolência em excesso procure seu médico, pois estes são os principais sintomas da anemia.

Doenças Comuns na Gravidez – Anemia

BABY CENTER. Anemia. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a1500558/anemia. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
TUA SAÚDE. Anemia na gravidez. Disponível em: http://www.tuasaude.com/anemia-na-gravidez/. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.

Pílula anticoncepcional engorda?

Essa é uma dúvida de muitas mulheres que pensam em tomar pílula. A resposta é não. Tomar pílula anticoncepcional não engorda. O que acontece é que os hormônios presentes em muitas delas podem favorecer a retenção de líquidos que acabam provocando o inchaço corporal, mas isso varia de organismo para organismo e de pílula para pílula. Quanto menos hormônio, menos efeitos colaterais o medicamento provoca. Algumas pílulas podem provocar mais retenção de líquidos que outras, dependendo do tipo de hormônio que ela contém.

É normal me sentir enjoada, com desconforto nos seios e ter sangramentos (spotting) quando comecei a tomar pílula?

No início do uso da pílula anticoncepcional é comum ocorrerem alguns desconfortos como enjoo, incômodo nos seios e pequenos sangramentos. Recomenda-se não tomar a pílula de estômago vazio para amenizar estes sintomas. Sobre os sangramentos de escape ou spotting são mais comuns em mulheres que usam pílulas com baixa dosagem hormonal, que no início ainda não fornecem estímulo hormonal suficiente para cicatrizar a camada interna do útero logo após o término da menstruação. Esses sintomas variam de mulher para mulher e devem cessar em poucos meses, pois trata-se de um processo de adaptação do corpo ao hormônio que está sendo ingerido, e isso é normal. Caso esses sintomas não desapareçam em três meses, procure seu ginecologista.

Onde posso saber mais sobre o DIU Hormonal?

Para saber mais sobre o tratamento com o DIU Hormonal, consulte seu médico. Ele poderá fornecer informações adicionais a você e a seu parceiro.

Quando não devo usar o DIU Hormonal?

O DIU Hormonal não deve ser utilizado na presença de qualquer uma das condições descritas a seguir:

Doença inflamatória pélvica atual ou recorrente (infecção dos órgãos reprodutores femininos);

• Ocorrência ou suspeita de gravidez;
  • Infecção do trato genital inferior;
  • Infecção do útero após parto;
  • Infecção do útero após um abortamento ocorrido durante os últimos 3 meses;
  • Infecção do colo do útero;
  • Anormalidades celulares no colo do útero;
  • Ocorrência ou suspeita de câncer do colo do útero ou do útero;
  • Tumores que dependem do hormônio progestógeno para se desenvolver;
  • Sangramento vaginal anormal não diagnosticado;
  • Anormalidade do colo do útero ou do útero, incluindo leiomiomas, se estes causarem deformação da cavidade uterina;
  • Condições associadas com aumento de susceptibilidade a infecções;
  • Presença de doença hepática ou tumor hepático;
  • Hipersensibilidade ao medicamento ou a qualquer constituinte do produto.

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!