anemia

Doenças Comuns na Gravidez – Anemia

A anemia é uma doença comum entre as mulheres nos últimos meses de gestação, mas que deve ser tratada rapidamente. Ela é provocada pelo aumento do volume de líquido no corpo e maior absorção de ferro, já que a substância passa a ser utilizada para a produção de hemoglobinas (células vermelhas do sangue) da mãe e do bebê.

O tratamento é feito por meio da dieta, que deve ser rica em alimentos que contém o mineral, como carne vermelha, verduras de folhas escuras e sucos de frutas cítricas, que devem ser tomados durante as refeições, pois potencializam a absorção do ferro. Já alimentos como café e chocolate precisam ser evitados por dificultarem a incorporação do mineral. Também pode ser feita a suplementação de acordo com a prescrição médica.

Quando não tratada, a anemia pode trazer consequências graves à mulher, que pode perder muito sangue durante o parto, e à criança, que corre o risco de nascer abaixo do peso. Caso sinta fraqueza e sonolência em excesso procure seu médico, pois estes são os principais sintomas da anemia.

Fonte:

BABY CENTER.      Anemia.      Disponível    em: http://brasil.babycenter.com/a1500558/anemia. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
TUA    SAÚDE.        Anemia        na      gravidez.     Disponível em: http://www.tuasaude.com/anemia-na-gravidez/. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.

L.BR.MKT.04.2016.4981