DOENÇAS COMUNS NA GRAVIDEZ – INFECÇÃO URINÁRIA

Os hormônios da gravidez deixam as mulheres mais expostas a infecções genitais e urinárias, pois relaxam os músculos dos rins e uretra, reduzindo o fluxo de urina para a bexiga, dando mais tempo para a proliferação de bactérias no líquido que, em mulheres não-gestantes, seria rapidamente eliminado do corpo.

Os principais sintomas da infecção urinária são: dor ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro, líquido com odor forte e presença de pus ou sangue, dores abdominais, febre, enjoo e vômito, e dores durante a relação sexual, mas muitas vezes pode ser assintomática. Se não tratada, a infecção urinária pode atingir os rins e provocar parto prematuro, colocando a vida do bebê em risco.

Para curar a infeção urinária a mulher deve utilizar antibióticos específicos para esse tipo de enfermidade. Apesar de não oferecerem riscos à gestação, o tratamento é feito com acompanhamento médico.

Doenças Comuns na Gravidez – Infecção Urinária

BABY CENTER. Infecção urinária na gravidez. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a1500658/infec%C3%A7%C3%A3ourin%C3%A1ria-na-gravidez#ixzz3T6hIiNJJ. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
BEBÊ. Infecção urinária é comum durante a gravidez. Disponível: https://bebe.abril.com.br/gravidez/infeccao-urinaria-e-comum-durante-a-gravidez/
. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.

O DIU Hormonal pode me proteger do HIV ou de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)?

Não. O DIU Hormonal não fornece proteção contra o HIV ou ISTs.

Quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais após a inserção do DIU Hormonal?

É aconselhável aguardar cerca de 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual. Porém, logo após a inserção, o DIU Hormonal já inicia sua ação contraceptiva.

Com que frequência devo consultar meu médico após a inserção do DIU Hormonal?

Após a inserção do DIU Hormonal, é recomendável que seja realizada uma consulta em um período de 4 a 2 semanas para verificar a colocação correta e quaisquer problemas. Posteriormente, é recomendado que se realizem retornos anuais ou mais frequentemente se for clinicamente indicado por seu médico.

Meu ciclo menstrual mudará com o DIU Hormonal?

Depois que o organismo se adaptar, seu ciclo menstrual poderá se tornar irregular. Você também poderá observar manchas ou leve sangramento. Após seu corpo se ajustar, o número de dias de sangramento deverá diminuir e, em algumas usuárias, pararão completamente enquanto o DIU Hormonal for utilizado. Isto não será prejudicial à sua saúde. Seu ciclo menstrual retornará ao normal após a remoção do DIU Hormonal.

QUAIS SÃO OS ASPECTOS E SINTOMAS DOS DIFERENTES TIPO DE CORRIMENTO? – GINECO RESPONDE EP.03

Neste episódio de Gineco Responde, ficamos sabendo sobre os diferentes tipos de corrimentos que acometem as mulheres e sinaliza quando devemos nos preocupar com eles.