DOENÇAS COMUNS NA GRAVIDEZ – PRÉ-ECLÂMPSIA

A pré-eclâmpsia é o aumento da pressão arterial acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio) após a 20ª semana de gestação, acompanhada pelo excesso de proteína na urina e inchaço (edema). O nome pré-eclâmpsia refere-se ao favorecimento da eclâmpsia, um tipo de convulsão grave para a mãe e o bebê.

 

A causa da doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada ao desenvolvimento inadequado das veias da placenta, limitando o fluxo sanguíneo. As gestantes com essa condição devem ser acompanhadas e tratadas, pois segundo o Ministério da Saúde, 13,8% das mortes maternas são causadas pela hipertensão arterial.

 

O tratamento da pré-eclâmpsia é feito por meio de dietas pobres em sal, prática de exercícios físicos e repouso adequado. Caso a pressão arterial não baixe, o médico deve receitar medicamentos que não interfiram na saúde do bebê. O acompanhamento pré–natal deve ser mais rigoroso, com mais consultas, ultrassonografias e exames de sangue para acompanhar o quadro da pré-eclâmpsia. Após o parto, a pressão deve se normalizar espontaneamente em até 12 semanas.

 

Doenças Comuns na Gravidez – Pré-eclâmpsia

Fonte:

BABY CENTER. Pré-eclâmpsia. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a700346/pr%C3%A9-ecl%C3%A2mpsia. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
Moura ER, de Oliveira CG, de Castro Damasceno AK, Pereira MQ. Fatores de risco para síndrome hipertensiva específica da gestação entre mulheres hospitalizadas com pré-eclâmpsia. Cogitare Enfermagem. 2010;15(2):250-5. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e002/18aa077e37bf06231e726f5ee85e1de630f3.pdf. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
MINHA VIDA. Pré-eclâmpsia. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pre-eclampsia. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais as indicações para o uso do DIU Hormonal?

O DIU Hormonal pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), (menorragia sangramento menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento do útero) durante a terapia de reposição hormonal.

Como o DIU hormonal funciona?

A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

A ação contraceptiva do DIU Hormonal ocorre através de 3 mecanismos:

  1. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), o que impede o espermatozoide de entrar no útero para fertilizar o óvulo;
  2. Afeta a movimentação do espermatozoide dentro do útero, evitando a fertilização;
  3. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez.
O que é o DIU Hormonal?

O DIU Hormonal é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T consiste em um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do DIU Hormonal.

Tenho muita dor de cabeça e cólica durante a pausa da pílula. É normal? O que pode ser feito?

Isso pode ocorrer com algumas mulheres e o motivo parece ser uma resposta à diminuição abrupta do estrogênio durante o período da pausa da pílula. Esse “fenômeno” é incomum e ocorre em uma minoria de mulheres. Existem possibilidades de tratamento sem a necessidade de suspensão do uso das pílulas. Seu ginecologista é a pessoa mais indicada para propor o melhor tratamento para o seu caso.

VER TUDO

VÍDEOS

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?

YYMMDD Author/Uploaded by

Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.