HIPOTIREOIDISMO E A SAÚDE DA MULHER
A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço e que é responsável pela produção dos hormônios tiroxina (T4) e tri-iodo-tironina (T3). O T4 é responsável pelo equilíbrio do metabolismo, quando em excesso (hipertireoidismo) faz acelerar o trabalho de todas as células do corpo. por outro lado, quando em queda, torna o metabolismo extremamente lento, deflagrando o hipotireoidismo. A queda na produção do T4 se manifesta mais frequentemente entre os 30-40 anos, é mais comum entre as mulheres, e pode se apresentar de duas formas:
- Hipotireoidismo instalado: os exames revelam níveis hormonais baixos e os sintomas são evidentes, incluindo ganho de peso, redução do apetite, fadiga, dores musculares, constipação, alteração do fluxo menstrual e excesso de prolactina, hormônio responsável pela produção de leite após o parto e que, fora de seu contexto correto, impede a ovulação e pode atrapalhar a fertilidade
- Hipotireoidismo subclínico: neste caso as alterações hormonais são imperceptíveis e os exames ainda indicam nível normal de T4 e os sintomas são discretos, como dificuldade para perder peso e engravidar, abortos espontâneos e alterações na formação do endométrio.

Segundo a Fundação Americana de Tireoide 8,5% da população mundial sofre de problemas metabólicos causados por falhas na tireoide. Para mulheres em idade reprodutiva esses distúrbios hormonais prejudicam o fluxo menstrual, impedem a formação correta do endométrio e podem causar abortos espontâneos e dificuldade para engravidar, já que os hormônios fabricados na glândula são essenciais para o bom desenvolvimento do bebê.
O diagnóstico é realizado por hemogramas simples (exames de sangue) que são capazes de avaliar os níveis dos hormônios da tireoide presentes na corrente sanguínea e a presença de anticorpos antitireoide, que são produzidos somente em casos de desequilíbrio da glândula.
O tratamento para a doença é realizado com a reposição hormonal do T4 via oral. A dosagem é individualizada e ajustada conforme a necessidade de cada paciente. Caso apresente algum sintoma, procure o seu médico para realizar os exames o mais rápido possível. Com o controle da doença é possível levar uma vida mais saudável e realizar o sonho da maternidade.
Fonte:
IPGO. Problemas de tireoide interferem na fertilidade das mulheres. Disponível em: http://www.ipgo.com.br/problemas-de-tireoide-interferem-na-fertilidade-das-mulheres/. Acesso em 05 de março de 2015.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Tireoide. http://www.endocrino.org.br/tireoide/. Acesso em 05 de março de 2015.
VÍDEOS
QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?
QUAL O MÉTODO CONTRACEPTIVO IDEAL PARA VOCÊ?
Qual o método contraceptivo ideal para você? Assista ao vídeo e descubra!
ARTIGOS RELACIONADOS
As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.