Política pública de planejamento familiar. Quais são os métodos disponíveis?

O planejamento familiar é um conjunto de ações que auxilia pessoas que desejam ter filho ou adiar o crescimento da família, evitando uma gestação não planejada ou aumentando os intervalos entre uma gravidez e outra. Tais ações são asseguradas pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.263.
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Mas, nem todas utilizam algum método contraceptivo e, muitas delas não o fazem por dificuldade financeira e pela falta de informação.

A Política Nacional de Planejamento Familiar no Brasil oferece oito métodos contraceptivos gratuitos e também a preços reduzidos nas farmácias populares. Todas as mulheres em idade fértil têm direito aos medicamentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas para se ter acesso aos medicamentos, é necessário antes passar em consulta com um ginecologista, que explicará os prós e contras de cada método auxiliando a paciente em sua escolha.

Dentre as opções oferecidas, estão: preservativo masculino e feminino, injeção hormonal mensal ou trimestral, minipílula, pílula combinada, pílula de emergência, DIU (dispositivo intrauterino), laqueadura, e vasectomia. Os preservativos podem ser retirados em qualquer unidade pública de saúde e sem quantidade específica, as injeções e pílulas são entregues mediante apresentação de receita médica, e o DIU, a laqueadura e a vasectomia devem ser agendados, pois são procedimentos que exigem a intervenção do médico para a inserção do DIU no útero e para as cirurgias, no caso da laqueadura e da vasectomia.

Desde 2008 os planos de saúde também passaram a oferecer procedimentos de laqueadura de trompas, vasectomia e colocação de DIU de cobre ou medicado (DIU hormonal) para os seus beneficiários e clientes. Para aderir a algum desses métodos basta marcar uma consulta com o ginecologista do seu convênio médico e agendar o procedimento.

PORTAL BRASIL; Planejamento Familiar. Disponível em: . Acesso em 02 de maio de 2014.

G1; Planos de saúde cobrirão laqueadura, vasectomia e DIU. Disponível em: . Acesso em 02 de maio de 2014.

L.BR.05.2014.1970