BENEFÍCIOS ALÉM DA CONTRACEPÇÃO

Na década de 60, quando o anticoncepcional surgiu, ninguém pensou que, além de agir como contraceptivos, também poderiam tratar outras enfermidades do mundo feminino. Em mais de 50 anos de evolução, muita coisa mudou para melhor, ou seja, os efeitos adversos dos hormônios sintéticos foram amenizados e sua ação se tornou mais efetiva. Porém, por muito tempo, os benefícios que ele é capaz de proporcionar à saúde passaram despercebidas. Isso porque os médicos não relacionavam as ininterruptas ovulações e a inflamação relacionadas à menstruação como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como cistos, miomas, carcinoma de ovário e endometriose.

 

Estudos recentes, porém, confirmaram que os anticoncepcionais orais influenciam o desenvolvimento de patologias ginecológicas pela inibição da ovulação e a consequente redução de problemas decorrentes da repetição da menstruação, além das fortes cólicas menstruais do sangramento excessivo que a acompanham. Além disso, algumas pílulas são eficazes no tratamento de irregularidades menstruais, regularização do fluxo menstrual e melhora da acne.

 

Assim, caso a menstruação mensal lhe cause algum tipo de sofrimento que afete sua rotina ou esteja relacionada a alguma doença ginecológica, consulte o quanto antes um ginecologista. Apenas um médico será capaz de avaliar a terapêutica mais indicada para você, bem como de orientá-la quanto a possíveis eventos adversos.

 

Benefícios além da contracepção

Fontes:

LIMA, Geraldo Rodrigues de; GIRÃO, Manoel J. B. C.; BARACAT, Edmund Chada; “Contracepção na Adolescência” in Ginecologia de Consultório. EPM Editora de Projetos Médicos, São Paulo – SP, 2003.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais as indicações para o uso do DIU Hormonal?

O DIU Hormonal pode ser usado para contracepção (prevenção da gravidez), (menorragia sangramento menstrual excessivo) e para proteção contra hiperplasia endometrial (crescimento excessivo da camada de revestimento do útero) durante a terapia de reposição hormonal.

Como o DIU hormonal funciona?

A parte vertical do T contém um hormônio, levonorgestrel, que é semelhante a um dos hormônios produzidos em seu corpo. O sistema libera o hormônio em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas (20 microgramas por 24 horas).

A ação contraceptiva do DIU Hormonal ocorre através de 3 mecanismos:

  1. Promove o espessamento do muco normal no canal cervical (abertura para o útero), o que impede o espermatozoide de entrar no útero para fertilizar o óvulo;
  2. Afeta a movimentação do espermatozoide dentro do útero, evitando a fertilização;
  3. Controle do desenvolvimento mensal da camada de revestimento do útero (endométrio) de forma esta não fique suficientemente espessa para possibilitar gravidez.
O que é o DIU Hormonal?

O DIU Hormonal é um sistema intrauterino em forma de T que, após a inserção, libera o hormônio levonorgestrel dentro do útero. O objetivo da forma em T é o de ajustar o sistema de liberação à forma do útero. O braço vertical da estrutura em T consiste em um cilindro contendo o hormônio. Na extremidade deste braço, estão fixados dois fios que se destinam à remoção do DIU Hormonal.

Tenho muita dor de cabeça e cólica durante a pausa da pílula. É normal? O que pode ser feito?

Isso pode ocorrer com algumas mulheres e o motivo parece ser uma resposta à diminuição abrupta do estrogênio durante o período da pausa da pílula. Esse “fenômeno” é incomum e ocorre em uma minoria de mulheres. Existem possibilidades de tratamento sem a necessidade de suspensão do uso das pílulas. Seu ginecologista é a pessoa mais indicada para propor o melhor tratamento para o seu caso.

VER TUDO

VÍDEOS

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

Mitos e Verdades sobre Contracepcao de Longo Prazo

YYMMDD Author/Uploaded by

A ginecologista e obstetra Dra. Thais Ushikuza esclare as principais duvidas e mitos sobre os métodos de contraceptivos de longo prazo

LER MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Para receber mais informações,
digite seu nome e e-mail.

As opiniões acima possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta a seu médico de confiança.

 

Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança.